October 25, 2022

Obstáculos

 

Estou aqui há uma hora à procura de um teste, online, gratuito, para adolescentes terem noção dos seus pontos fortes e pontos fracos em várias dimensões. Ontem, numa das turmas do 11º ano, a propósito da questão, «quem é que decide que uma obra é arte?» fomos parar à questão do sentido da existência e os alunos disseram que não fazem ideia de qual seja o sentido da sua existência até porque nem sabem ao certo quem são e o que querem. Perguntaram-me qual é o sentido da minha existência. Interpretei a pergunta como uma questão acerca dos critérios que uso para qualificar o que dá sentido à existência e em vez de responder perguntei-lhes se têm uma ideia dos seus pontos fortes e pontos fracos em várias dimensões. Têm até certo ponto, mas de modo difuso. Então, disse-lhes que ia procurar uns testes online que pudessem fazer para conhecerem-se melhor, porque isso não faz parte das aulas de filosofia nem eu tenho tempo curricular para isso. É por isso que estou aqui a procurar um ou dois testes básicos que sejam sérios, apropriados para adolescentes e cujos resultados eles possam interpretar sozinhos. Bem, há pouquíssimos, os que há são quase todos a pagar e em inglês.

Tanta gente que manda bitaites sobre educação e não há ninguém que desenvolva um conjunto de testes básicos que os alunos possam usar, sozinhos, quer dizer, cujos resultados sejam acessíveis sem que tenham de recorrer a outros para perceber, para irem medindo a sua evolução em várias dimensões. Há uns anos fiz um teste de atitudes face ao estudo, ao trabalho escolar e ao empenhamento na sala de aula que dou aos alunos no início do 10º ano e digo que devem fazer de seis em seis meses, por exemplo (e pelo menos, até ao 12º ano), para verem onde estão a progredir e o que precisa de ser melhorado. De vez em quando melhoro-o. Só que fazer um teste de temperamento e traços de carácter psico-social, exige conhecimentos especializados de psicologia que não tenho e nestas coisa da psicologia quando não sabemos é melhor ficarmos calados para não fazer estragos em pessoas em idades impressionáveis.

A falta de recursos em português em muitas dimensões da vida adolescente é um grande obstáculo para se poder ajudar os alunos.


2 comments:

  1. Encontrou?

    Dava-me jeito também.

    ReplyDelete
  2. Encontrei, mas ainda tenho que olhar melhor para aquilo e ver como torná-los úteis para os alunos.

    ReplyDelete