Ontem tive uma troca de palavras com uma aluna porque a propósito de qualquer coisa, disse que o facto do conhecimento poder ser relativo não faz com que seja todo equivalente e como não perceberam bem o que queria dizer clarifiquei dizendo que as opiniões não têm todas o mesmo peso ou valor. Depende muito do fundamento, da justificação que é apresentada como suporte. Resposta dela: mas temos o direito à nossa opinião. Esta resposta, confesso que me irritou um bocadinho porque no ano passado trabalhámos a Lógica. Fartámos de falar nos critérios e exigências de um pensamento e discurso válidos, nomeadamente, as conclusões dos nosso argumentos derivarem logicamente das premissas, da exigência de coerência, etc.
Respondi que o conhecimento não é uma questão jurídica, naturalmente cada um pode dizer o que lhe apetece sem ir preso, eu se quiser digo que sou a reencarnação de Napoleão, ou que na minha opinião a gravidade é uma invenção dos físicos para enganarem o povo ou que Putin é uma pessoa que respeita os direitos humanos, mas do facto de termos essa liberdade, daí não se segue que a nossa opinião seja válida.
É-lhes tão inculcado que 'a tua opinião conta', a 'tua opinião é que vale', etc., que confundem o Direito com a Filosofia e é muito difícil destruir este preconceito. Têm opiniões formadas acerca de assuntos dos quais não sabem o básico.
Na mesma aula e a propósito de uma pergunta que me fizeram sobre outro assunto disse que Platão era homossexual e que na Grécia antiga isso era aceite dentro de certos limites. Diz um aluno, 'não pode ser porque dizem que as pessoas só começaram a sair do armário nos anos 90'. Isto assim é difícil... têm uma incultura tão grande sobre o mundo que pensam que a história começou há 100 anos. Tive que perder um quarto de hora a explicar que a história não é linear, que há períodos de grande liberdade dos costumes e períodos de grande rigidez moral, que podem até coexistir no mesmo tempo histórico. Falei no caso do Irão e da luta das adolescentes contra a ditadura teocrática. Não sabiam de nada. É uma turma do 11º ano. Isto assim é difícil porque o ensino está feito para que todos se sintam fofinhos e não tenham que saber o que se passa no mundo, a história que nos forjou. Só imagens e vídeos do Tik Tok onde todos têm opiniões sobre coisas. É uma luta inglória porque os adversários das ideias complexas são auto-indulgências de satisfação imediata.
No comments:
Post a Comment