September 03, 2022

Um título enganador numa notícia que diz nada




Dá a entender que não compensa apostar nos comboios em vez de apostar nos carros e depois lemos a notícia e não é isso o que se passou. O que se passou, lendo a notícia, foi que as autoridades não souberam convencer as pessoas que o comboio é melhor. A razão disso ter acontecido nem sequer é abordada na notícia. Tem que ver com as distâncias? Com o facto do combustível ainda ser muito barato na Alemanha? De se chegar mais rapidamente aos locais indo de carro? A Alemanha tem uma indústria muito forte do automóvel que não terá visto esta iniciativa com bons olhos e talvez tenha feito alguma coisa. Não sabemos, pois nada nos dizem do contexto e das variantes da situação, de maneira que era melhor que não tivessem escrito a notícia, porque parece, pelo título, que o comboio é uma má alternativa ao automóvel, o que não é verdade. Para que o comboio se torne uma alternativa querida pelas pessoas tem que valer mais a pena ir de comboio do que de carro e não apenas no aspecto do preço. 

Entretanto a notícia diz que, 
A análise dos resultados permitiu ainda concluir que a população usou 35% mais determinado tipo de transportes públicos, como os autocarros e os eléctricos, e que 22% recorreu ao transporte público pela primeira vez. Os inquéritos aos utilizadores revelaram que o novo bilhete de 9€ tinha simplificado as viagens através da Alemanha, um ganho evidente sobretudo nos locais em que seria necessário suportar diversas tarifas e realizar muitas ligações, entre comboios e transportes públicos urbanos.
Depois de três meses de experiência, começaram a ser tornadas públicas as primeiras conclusões do ensaio, que apontavam para 38 milhões de bilhetes vendidos nestas condições muito aliciantes, quase metade da população alemã.

Ao fim de apenas três meses, 38 milhões de bilhetes destes foram vendidos. Desde quando isso é um fracasso? 

Comboios em alternativa aos carros? Alemães experimentaram e dizem não

Favorecer o transporte ferroviário, em detrimento do rodoviário, permite ganhos no trânsito, nos custos e nas emissões. A Alemanha experimentou, oferecendo bilhetes mensais a 9€ e não foi um sucesso.

No comments:

Post a Comment