August 22, 2022

Uma questão romântica

 


Château de la Mothe-Chandeniers
Les Trois-Moutiers, França

As partes mais antigas deste castelo do Loire são medievais e datam do início do século XIII, quando era propriedade da família Bauçay. Ao longo dos séculos, o castelo cresceu e mudou de mãos várias vezes, incluindo pelo menos duas vezes, na Guerra dos Cem Anos, quando foi tomado por forças invasoras inglesas. No século XVIII, o castelo tinha caído num estado de ruína. Por volta de 1870, o Barão Edgard Lejeune reconstruiu-o num estilo neo-gótico e era conhecido por organizar festas luxuosas na propriedade.

Em 1932, um incêndio deflagrou e rasgou o edifício e muito dos seus interiores. Embora a capela e alguns pequenos anexos tenham sido salvos, o castelo ficou em ruínas. A propriedade e os terrenos circundantes foram vendidos em 1963, depois novamente em 1981 a Marc Deyemer, um professor de História que esperava preservar o edifício, mas com fundos limitados, as suas tentativas de restauração não foram suficientes para evitar que o edifício fosse ultrapassado pela natureza.
chateau-de-la-mothe-chandeniers


Em França há uma empresa chamada, 'Dartagnans' que angaria fundos para salvar edifícios históricos. Foi o que fez para este castelo. Em 40 dias angariou 500.000 euros para comprar o castelo, que agora pertence a milhares de co-proprietários em todo o mundo. No últimos quatro anos tem estado a renová-lo ao mesmo tempo que o usa para festas e eventos.

Três gestos românticos: de Lejeune, de um professor de História e de uma empresa romântica. Enfim, com um nome romântico, pelo menos.



perspectiva de drone:

No comments:

Post a Comment