August 18, 2022

Pôr as coisas em perspectiva

 


A igreja católica não está a ser perseguida enquanto religião mas enquanto opositora política. Ortega é um ditador no poder desde 2007 ou 2008, não sei ao certo. A igreja católica tem subido o tom das críticas ao regime de Ortega. Onde antes era mediadora entre o ditador e as forças da oposição, agora é ela mesma a oposição. Ora, Ortega é um ditador que não suporta críticas e oposições, de maneira que agora trata a igreja católica da mesma maneira que trata todos os opositores. Portanto, os padres não estão a ser presos por serem religiosos, mas por serem opositores políticos e as missas são proibidas, não por falarem em Cristo ou na misericórdia, mas por serem ajuntamentos de política de oposição. É assim que Ortega as entende. Não estou a defender que os padres devem ficar calados nas ditaduras, só estou a dizer que que é por isso e não por serem religiosos que caíram em desgraça junto do ditador.
O mundo, parece-me ser claro para todos, está a resvalar para o autoritarismo e para a ditadura e nas ditaduras as oposições enfrentam a censura. Sempre foi assim e sempre será.


Igreja Católica de Nicarágua diz que padre foi detido conforme repressão aumenta


O governo fechou estações de rádio católicas e proibiu procissões religiosas. A Igreja Católica da Nicarágua já atuou anteriormente como mediadora entre o governo e adversários, mas as relações se deterioraram desde uma violenta repressão sobre os protestos contrários a Ortega em 2018, e as tensões escalaram nos últimos meses.

No comments:

Post a Comment