July 31, 2022

Seca: em Inglaterra estão alarmados

 


Inglaterra é o país da chuva... mas estão alarmados. E nós por cá? O que fazemos para captar a água das chuvas, reutilizar as águas, dessalinizar e distribuir melhor a água? Voltamos ao problema do abandono do interior do país e das monoculturas intensivas. O que fazem os nossos políticos e autarcas, para além de sonhar com malas de dinheiro?



Agir agora sobre o problema da água ou enfrentar um futuro de filas de emergência nas ruas, adverte o Reino Unido

Proibição de mangueiras e medição obrigatória da água necessária.

Entre os projectos em estudo estão uma série de novos reservatórios que poderiam ser construídos em diferentes partes do país e esquemas que permitiriam aos engenheiros transferir água do norte de Inglaterra, onde os abastecimentos não são estressados, para o sul. Estes implicariam utilizar o rio Severn e o canal da Grande União como condutas para água doce que aliviariam a situação no sul de Inglaterra, que tem sido mais afectada pela seca.

O não investimento agora significa, acrescentou, que mais do dobro terá de ser gasto na distribuição de água engarrafada aos residentes do Reino Unido por camião, à medida que as secas cada vez mais frequentes se apoderem da nação. "É preciso pagar por isso, de uma forma ou de outra".

Tom Bradshaw, vice-presidente do Sindicato Nacional dos Agricultores, disse que era necessário mais investimento na irrigação da água, em reservatórios agrícolas e um melhor plano para gerir os recursos hídricos. "A falta de chuva significa que culturas como a beterraba sacarina e o milho estão a mostrar sinais de stress, enquanto que existem desafios para os agricultores que necessitam de irrigar vegetais e batatas dos campos. O clima seco também tem dificultado gravemente o crescimento da erva, o que pode atingir o abastecimento de ração para o Inverno".

No comments:

Post a Comment