June 28, 2022

Portugal por aí - O Real Gabinete Português de Leitura

 


No Rio de Janeiro, rua Luís de Camões, número 30.

 Fundado em 1837 por um grupo de quarenta e três imigrantes portugueses, refugiados políticos, para promover a cultura entre a comunidade portuguesa na então capital do Império. Projetado pelo arquitecto português Rafael da Silva e Castro, foi erguido entre 1880 e 1887 em estilo neomanuelino.

A fachada foi inspirada no Mosteiro dos Jerónimos de Lisboa e foi trabalhada por Germano José Salle em pedra de lioz em Lisboa e levada de navio para o Rio. As quatro estátuas que a adornam retratam, respectivamente, Pedro Álvares Cabral, Luís de Camões, Infante D. Henrique e Vasco da Gama. Os medalhões da fachada retratam, respectivamente, os escritores Fernão Lopes, Gil Vicente, Alexandre Herculano e Almeida Garrett.

Pormenor da porta de entrada
átrio
Sala de leitura

Aberta ao público desde 1900, a biblioteca do Real Gabinete possui a maior coleção de obras portuguesas fora de Portugal. Cerca de 350 000 volumes com obras raras como um exemplar da edição "princeps" de Os Lusíadas de Camões (1572), as Ordenações de D. Manuel (1521), os Capitolos de Cortes e Leys que sobre alguns delles fizeram (1539), a Verdadeira informaçam das terras do Preste Joam, segundo vio e escreveo ho padre Francisco Alvarez (1540), um manuscrito da comédia "Tu, só tu, puro amor" de Machado de Assis, etc. 
Recebe anualmente cerca de seis mil títulos de Portugal. 

Wiki

vitral


(imagens da wiki e da internet)


No comments:

Post a Comment