Entre os que nascem a caminho porque o hospital mais próximo é a 100km e os que morrem já no hospital por falta de médicos, passámos de um país no topo por baixa mortalidade infantil para estar no topo por alta mortalidade infantil e de grávidas também.
Tem sido um retrocesso... Vejamos: há em Portugal 1400 médicos obstetras. Desses 1400 médicos, cerca de 600 trabalham em dois grupos privados: CUF e LUZ. É só entrar no site destes grupos, ir à especialidade e escolher, 'equipa clínica' para ficar a saber. Portanto, quase metade dos médicos da especialidade estão aqui. Porque é que estão ali? Porque o Estado com os seus modelos de controlo e gestão de serviços humanos para poupar dinheiro com contratados e tarefeiros tem destruído a carreira pública dos médicos. Agora há falta de médicos. Também há falta de enfermeiros. Estão em Inglaterra. Também há falta de professores, pela mesma razão.
E mudaram a responsável pela saúde ou deixaram a mesma pessoa que para além de chamar bestas aos enfermeiros pouco mais faz. Espera! Por acaso faz. Chamam nomes aos médicos que saem do serviço público (porque são todos cobardes) e castigam-nos com maus pagamentos (a ADSE para onde descontamos tanto dinheiro que tem quase 900 milhões num saco para o Medina perder, calculo eu, paga mal aos médicos) como castigo ideológico sacrificando os beneficiários pagantes. Portanto, volto a perguntar? Mudaram a responsável pela saúde ou continua a mesma pessoa irresponsável que foi para lá sem perceber nada do assunto e estragou ainda mais o que já estava a precisar de cuidado?
Não é uma vergonha que hospitais de referência como o Santa Maria para onde todos queriam ir fazer formação fiquem hoje-em-dia às moscas e não tenham interessados em ir para lá trabalhar?
Há um miasma sobre este país e está ligado a esta situação de decadência política, crise democrática de partido único e controlador dos meios de comunicação social totalmente direccionado para o conforto dos amigos e subserviente às teorias dos economistas da moda que se medalham uns aos outros por coisa nenhuma. Há poucos dias a banca anunciou grandes lucros: meteram 1200 pessoas na rua e subiram as comissões. Epá, eu não percebo nada de finanças mas isso também eu sei fazer.
MP abre inquérito à morte do bebé no Hospital das Caldas da Rainha
Criança morreu na madrugada de quarta para quinta-feira, quando a urgência de obstetrícia se encontrava encerrada.
Hospital de Braga fecha Urgência de Obstetrícia no domingo
11 jun, 2022 -
O anúncio é feito pelo Sindicato Independente dos Médicos e o motivo é o mesmo dos outros hospitais que tomaram decisão idêntica: falta de médicos. "Em vez dos necessários cinco ginecologistas/obstetras, o Hospital de Braga tem apenas dois na escala para o dia 12 de junho".
No comments:
Post a Comment