Sábado, 28 de Maio
11:21 AM
A 27 de Maio as forças russas invadem 49 povoações em Donetsk, Oblast de Luhansk. Os ataques mataram quatro civis e feriram pelo menos cinco, de acordo com os militares ucranianos. O número de baixas em Luhansk Oblast ainda não foi estabelecido.
10:38 AM
A Rússia perdeu 30.000 soldados na Ucrânia desde 24 de Fevereiro. O Estado-Maior da Ucrânia informou a 28 de Maio que a Rússia também tinha perdido 1.330 tanques, 3.258 veículos blindados, 2.226 veículos e tanques de combustível, 628 peças de artilharia, 203 sistemas de mísseis de lançamento múltiplo, 93 mísseis terra-ar, 174 helicópteros, 207 aviões, 503 drones, e 13 barcos.
10:25 AM
Serviços de Informação britânicos: Bridgehead perto de Lyman daria vantagem à Rússia na próxima fase da ofensiva de Donbas. De acordo com a última actualização dos serviços secretos pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, Lyman, Donetsk Oblast, é "estrategicamente importante" uma vez que tem um grande nó ferroviário, juntamente com o acesso a importantes pontes ferroviárias e rodoviárias sobre o rio Siverskyi Donets. É provável que as forças russas dêem prioridade à travessia do rio nos próximos dias, disse o ministério, enquanto o seu principal esforço provavelmente continua a ser de 40 quilómetros a leste, em torno da bolsa de Sievierodonetsk.
09:44 AM
Procuradoria-Geral da República: A guerra da Rússia matou 242 crianças na Ucrânia, tendo ferido 440. Espera-se que os números sejam mais elevados, uma vez que não incluem baixas de crianças nas áreas onde as hostilidades estão em curso e nas áreas ocupadas, disse a Procuradoria-Geral da República.
08:07 AM
Militares da Ucrânia: A Rússia perde helicópteros, equipamento militar à medida que os combates pesados prosseguem no sul da Ucrânia. O Comando Operacional da Ucrânia "Sul" informa que as forças russas perderam pelo menos seis helicópteros, três tanques T-72, lança-foguetes Grad múltiplos e outro equipamento à medida que os combates prosseguem.
06:52 AM
Instituto para o Estudo da Guerra: a Rússia provavelmente luta para ganhar terreno em Sievierodonetsk. Segundo o think tank americano, as tropas russas têm tido um mau desempenho em operações em terrenos urbanos construídos ao longo da guerra e é pouco provável que consigam avançar rapidamente em Sievierodonetsk propriamente dita. As forças russas continuam a fazer ganhos constantes e incrementais em torno da cidade, dizem os peritos, mas ainda não cercaram os defensores ucranianos. Sievierodonetsk em Luhansk Oblast tornou-se o principal ponto focal na batalha pelos Donbas, com as tropas russas a tentar cercar as forças ucranianas sediadas na cidade.
05:31 AM
Governador: A luta continua em torno de Sievierodonetsk. Luhansk Oblast Governador Serhiy Haidai relata que a cidade não está isolada e que ainda há tropas ucranianas a lutar na periferia. "Teremos forças e meios suficientes para nos defendermos", afirmou, acrescentando que a Rússia não poderá tomar a cidade nos próximos dias, como previram os analistas. No entanto, existe a possibilidade de "para não sermos cercados, (as forças ucranianas) terão de recuar".
03:23 AM
Zelensky: 'Donbas será ucraniano'. Num discurso em vídeo, o Presidente Volodymyr Zelensky disse que a Rússia não deve pensar que irá deter as cidades de Lyman ou Sievierodonetsk, uma vez que estas acabarão por regressar à Ucrânia. O governador de Donetsk Oblast, Pavlo Kyrylenko, disse anteriormente que Lyman em Donetsk Oblast está, na sua maioria, sob controlo russo. "É por isso que temos de aumentar a nossa defesa, aumentar a nossa resistência, e Donbas será novamente ucraniano. Mesmo que a Rússia traga todo o sofrimento e ruína a Donbas, reconstruiremos cada cidade, cada comunidade. Não há alternativa real", acrescentou Zelensky.
02:50 AM
A Força Aérea da Ucrânia destrói 3 alvos aéreos e um grupo táctico. O porta-voz da Força Aérea Yuri Ignat disse que os militares russos perderam um caça Su-35, um helicóptero Ka-52 e um UAV de Orlan. Os militares ucranianos também destruíram um grupo táctico russo e o seu equipamento militar ao longo das últimas 24 horas.
02:32 AM
New York Times: Os EUA enviarão lançadores de foguetes móveis de longo alcance para a Ucrânia. A administração Biden terá aprovado o envio de sistemas de foguetões de lançamento múltiplo de longo alcance para a Ucrânia, de acordo com funcionários norte-americanos que falaram sob condição de anonimato, uma vez que não estão autorizados a falar publicamente sobre questões de segurança. As armas na transferência, que provavelmente serão anunciadas na próxima semana, incluirão lança-foguetes móveis que podem disparar muito mais longe do que os lança-foguetes que as forças armadas ucranianas estão agora a utilizar.
Novo relatório sugere que a Rússia pretende "destruir o povo ucraniano". Um grupo de estudiosos e peritos em genocídios diz que existem motivos razoáveis para concluir que a Rússia tem responsabilidade estatal pelo incitamento directo a cometer genocídio contra os ucranianos. Um relatório, assinado por 30 peritos, mostra que altos funcionários russos e meios de comunicação social estatais "negam repetida e publicamente a existência de uma identidade ucraniana distinta", implicando que aqueles que se auto-identificam como ucranianos ameaçam a unidade da Rússia ou são nazis. O relatório acrescenta que assassinatos em massa, ataques deliberados a rotas de evacuação, e o bombardeamento indiscriminado de áreas residenciais pelas forças russas estabeleceu um "padrão genocida" e mostra que o Estado russo está a violar a Convenção das Nações Unidas sobre o Genocídio.
01:05 AM
"Bem-vindo ao inferno": Ukrainian airborne fighting Russia in Donbas woods.
No comments:
Post a Comment