kyivindependent.com
Sexta-feira, 13 de Maio
06:57 AM
A Ukroboronprom reparou equipamento russo no valor de 50,6 milhões de dólares. A principal empresa aeroespacial e de defesa da Ucrânia também informou a 12 de Maio que tinha sofrido danos no valor de mais de $3,4 mil milhões de dólares devido à guerra da Rússia.
05:51 AM
Reuters: Guerra obriga a Ucrânia a desviar 8,3 mil milhões de dólares para despesas militares. A Ucrânia foi obrigada a gastar 245,1 mil milhões de Hr (8,3 mil milhões de dólares) na sua guerra com a Rússia, em vez de o desenvolver, segundo o Ministro das Finanças ucraniano Serhiy Marchenko. Como resultado da guerra, o governo apenas recolheu 60% das suas receitas fiscais previstas para Abril, disse Marchenko à Reuters em comentários escritos exclusivos. Ele disse que Kyiv necessita urgentemente de apoio estrangeiro adicional.
05:47 AM
Ministério do Interior: As forças russas abriram fogo sobre civis em Kharkiv Oblast. O primeiro Vice-Ministro do Interior da Ucrânia, Yevhen Yenin, disse que a polícia estabeleceu que os militares russos abriram fogo contra civis a partir de um tanque numa aldeia de Kharkiv Oblast. Yenin disse que este é o segundo caso deste tipo que foi enviado a tribunal.
05:25 DA MANHÃ
Chanceler austríaco: A Áustria poderia confiscar a instalação de armazenamento da Gazprom se a Rússia não fornecesse gás. O chanceler austríaco Karl Negammer fez a declaração numa entrevista a 12 de Maio com o jornal Kronen Zeitung. A instalação de armazenamento perto de Salzburgo é a maior da Áustria e a segunda da Europa Central e está actualmente vazia, noticiou o Kronen Zeitung. Anteriormente, a Áustria recusou-se a cumprir as exigências da Rússia, os países da UE pagam pelo gás em rublos.
05:08 AM
CNN: Funcionário da ONU adverte Putin que milhões de pessoas morrerão se os portos da Ucrânia permanecerem bloqueados. David Beasley, chefe do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas, disse à CNN que se Putin não reabrir os portos do Mar Negro da Ucrânia nos próximos 60 dias, poderá causar uma crise de fome global e o colapso total da economia da Ucrânia. "Se tem algum coração para o resto do mundo, independentemente do que sente pela Ucrânia, precisa de abrir esses portos", disse Beasley.
04:49 AM
As receitas petrolíferas da Rússia aumentam 50%, permitindo a sua agressão. De acordo com um relatório publicado pela Agência Internacional de Energia, a Rússia tem vindo a ganhar 20 mil milhões de dólares por mês com a venda de cerca de 8 milhões de barris de petróleo bruto e produtos petrolíferos por dia desde o início deste ano.
04:36 AM
As forças ucranianas atacam as posições militares russas no sul mais de 100 vezes no dia 12 de Maio. Como resultado dos ataques, 57 soldados russos foram mortos e 60 unidades de equipamento destruídas, de acordo com o Comando Operacional do Sul da Ucrânia. Enquanto os procuradores russos em Kherson temporariamente ocupados procuram a anexação pela Rússia, a população continua a hastear bandeiras ucranianas, informou o Comando.
03:44 AM
ONU: Mais de 6 milhões de refugiados ucranianos fugiram do país desde o início da invasão russa. De acordo com a agência de refugiados das Nações Unidas, 6,03 milhões de pessoas tinham fugido da Ucrânia desde 11 de Maio. Mais de 3,3 milhões de pessoas, predominantemente mulheres e crianças, entraram na Polónia. Os últimos dados da Organização Internacional para as Migrações informaram que mais de 8 milhões de ucranianos foram deslocados no interior do país.
03:35 AM
Bloomberg: A UE começa a considerar adiar as sanções petrolíferas à medida que a Hungria endurece a sua posição. Atrasar a proibição do petróleo russo no próximo pacote de sanções da UE contra a Rússia está a ganhar apoio entre as nações da UE, o que, segundo a Hungria, seria demasiado prejudicial para a sua economia, relata Bloomberg, citando diplomatas da UE. Os governos da UE ainda estão, no entanto, a pressionar no sentido de um acordo sobre o pacote completo até segunda-feira, quando os ministros dos negócios estrangeiros da UE se reunirem em Bruxelas.
02:36 AM
O Reino Unido apela a sanções adicionais contra a Rússia. A Secretária dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, Liz Truss, apelou aos aliados para que implementassem mais sanções contra a Rússia até que este país se retire totalmente da Ucrânia e aceite a paz, de acordo com uma declaração do Reino Unido na sequência de uma reunião dos Ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 na Alemanha, a 12 de Maio, relata a CNN. Truss declarou também que os países da OTAN deveriam planear fornecer à Ucrânia o equipamento padrão da OTAN até ao final do Verão, bem como a formação e os conhecimentos necessários.
02:31 AM
As Forças Armadas da Ucrânia relatam 180 soldados russos mortos, 6 ataques repelidos no Leste a 12 de Maio. O Grupo Táctico Operacional da Ucrânia "Leste" relatou que no dia 12 de Maio as forças ucranianas destruíram seis tanques, seis veículos de combate de infantaria, dois porta-aviões blindados, dois veículos de reboque polivalentes, três unidades de artilharia autopropulsionadas, um lança-foguetes múltiplos, quatro morteiros, e um tractor de artilharia.
02:13 AM
O número de feridos sobe para 19 como resultado do ataque russo em Chernihiv Oblast. Os militares russos dispararam vários mísseis contra duas escolas na cidade de Novhorod-Siversky, Chernihiv Oblast, a 12 de Maio, matando três pessoas. O número de vítimas aumentou em 7 durante o dia, disse Andriy Podorvan, um conselheiro do governador regional.
02:08 AM
Vereshchuk: Negociações em curso para evacuar Azovstal, começando pelos feridos graves. A vice-primeira-ministra ucraniana Iryna Vereshchuk anunciou a 12 de Maio que a Cruz Vermelha e representantes da ONU se estão a reunir com a Rússia para negociar a evacuação dos soldados ucranianos da Azovstal. Vereshchuk disse que, idealmente, a missão de resgate terá várias fases, começando com a evacuação dos gravemente feridos.
01:31 AM
Ukrainska Pravda: A Ucrânia pede aos países da OTAN que treinem pilotos para pilotar aeronaves ocidentais. Funcionários ucranianos pediram durante as negociações que os países da OTAN começassem agora a treinar pilotos da Força Aérea ucraniana para utilizarem armas ao estilo ocidental, caso estas armas se tornem parte de futuros pacotes de ajuda militar, informa o Ukrainska Pravda, citando as suas fontes entre os funcionários ucranianos que fizeram parte das negociações.
01:22 AM
Explosões ouvidas em Mykolaiv. O presidente da câmara de Mykolaiv Oleksandr Senkevich relatou que foram ouvidas explosões na cidade e exortou os residentes a permanecerem abrigados.
01:14 DA MANHÃ
Governador: O exército ucraniano destrói equipamento das tropas russas enquanto tentam atravessar o rio. As tropas ucranianas derrotaram novamente os russos no dia 12 de Maio ao estabelecerem uma ponno rio Siversky Donets na aldeia de Bilohorivka, Luhansk Oblast, disse o governador da região, Serhiy Gaidai. As tropas russas também tinham sido destruídas na mesma aldeia a 11 de Maio. Gaidai disse que o exército ucraniano tinha destruído um total de 70 unidades de equipamento e morto dezenas de tropas russas em Bilohorivka.
12:44 AM
OP-ED Como o Banco Nacional conseguiu assegurar o funcionamento de rotina durante a guerra em grande escala na Rússia.
12:23 AM
Esquemas: Imagens de satélite mostram a expansão de valas comuns perto de Mariupol. O satélite Planet Labs registou alterações em duas aldeias em Donetsk Oblast a noroeste do Mariupol ocupado pela Rússia, noticiou o projecto de investigação da Radio Free Europe/Radio Liberty's Schemes. A vala comum no cemitério de Stariy Krym quase duplicou de tamanho e atingiu 340 metros. As sepulturas estão a crescer devido às centenas de civis mortos pelas tropas russas, disse a Câmara Municipal de Mariupol.
No comments:
Post a Comment