May 03, 2022

Ucrânia - News Feed by the hour






Terça-feira, 3 de Maio


09:52 AM
serviços secretos externos do Reino Unido: Os militares russos estão significativamente mais fracos devido à invasão da Ucrânia De acordo com a recente actualização dos serviços secretos pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, a invasão em curso da Ucrânia terá um impacto duradouro nas forças russas. O ministério acrescentou que o orçamento da defesa da Rússia duplicou aproximadamente entre 2005 e 2018, mas "a modernização do seu equipamento físico não permitiu à Rússia dominar a Ucrânia" devido a falhas tanto no planeamento estratégico como na execução operacional.

09:00 AM
Procuradoria-Geral da República: A guerra da Rússia mata pelo menos 220 crianças, ferindo mais de 406. Calcula-se que os números sejam mais elevados, uma vez que não incluem baixas de crianças em áreas onde as hostilidades estão em curso e em áreas temporariamente ocupadas ou recentemente libertadas. A actualização de 3 de Maio refere também que 1.584 instituições de ensino foram danificadas e 118 completamente destruídas por bombardeamentos diários e bombardeamentos pelas Forças Armadas da Rússia.

06:47 AM
Governador: A Rússia deverá intensificar o bombardeamento de Luhansk Oblast a 9 de Maio. O governador de Luhansk Oblast Serhiy Gaidai disse que os planos fazem parte da estratégia "terra queimada" da Rússia para espremer uma vitória até ao Dia da Vitória, celebrado todos os anos em Moscovo. Gaidai diz que as forças russas irão utilizar equipamento pesado, incluindo artilharia e múltiplos sistemas de foguetes de lançamento para tentarem destruir "tudo o que estiver no seu caminho".

06:28 AM
Militares da Ucrânia: Rússia reagrupando tropas, reforçando unidades de artilharia e defesa aérea nas áreas de Zaporizhzhia, Kryvyi Rih e Mykolaiv. A Administração Militar Regional de Zaporizhzhia informou a 2 de Maio que as forças russas estão a tentar estabelecer uma rede de apoio logístico para as tropas nestas áreas. As forças russas também bombardearam fortemente a cidade de Tokmak em Zaporizhzhia Oblast e em Berdyansk, as forças russas terão telefonado aos residentes locais a pedir informações pessoais.

04:57 AM
O chanceler alemão Scholz não visitará a Ucrânia depois de o presidente alemão ter alegadamente dito que não era "procurado" por Kyiv. O Chanceler alemão Olaf Scholz disse numa entrevista com a emissora pública alemã ZDF que a recusa de Kyiv da oferta do Presidente alemão Frank-Walter Steinmeier de ir a Kyiv em Abril "atrapalha" a viagem de Scholz à capital ucraniana.

04:46 AM
Zelensky: "A Rússia esqueceu todas as lições da Segunda Guerra Mundial. Ou talvez nunca tenham estudado essas lições'. O Presidente Zelensky fez o comentário no seu discurso nocturno em referência às declarações anteriores do Ministro dos Negócios Estrangeiros russo Sergiy Lavrov, alegando que Hitler tinha "sangue judeu" e que os "mais ardentes anti-semitas são os próprios judeus". Zelensky disse que as declarações de Lavrov não são "acidentais" e que "não é coincidência que os ocupantes russos estejam a criar os chamados campos de filtragem em terras ucranianas por onde passam milhares de ucranianos, onde pessoas são mortas, torturadas e violadas". "Para o fazer, é preciso rejeitar completamente a moral e as conquistas da vitória sobre o nazismo", disse Zelensky.

04:25 AM
A Rússia reencaminha o tráfego da Internet em Kherson temporariamente ocupado para as suas infra-estruturas. Após um apagão quase total da Internet na área, a Rússia redireccionou o tráfego da Internet na região de Kherson temporariamente ocupada através das infra-estruturas de comunicações russas, informou a Reuters a 2 de Maio a NetBlocks sobre a interrupção do serviço de Internet com base em Londres.

04:18 DA MANHÃ
122 tropas russas mortas no sul da Ucrânia em 2 de Maio. O Comando Operacional Ucraniano do Sul também informou a 2 de Maio que impediu as forças russas de ocupar um posto de observação militar em Kherson Oblast. As forças russas dispararam sobre Mykolaiv e áreas circundantes com lança-foguetes, mas não foram relatadas baixas.

04:08 DA MANHÃ
Embaixador dos EUA: Mariupol Mayor relata 4 "campos de filtração" russos na cidade e arredores. O embaixador dos EUA na OSCE, Michael Carpenter, disse a um repórter da CNN, numa conferência de imprensa do Departamento de Estado, que os "campos de filtragem" são alegadamente utilizados para processar civis ucranianos antes de serem enviados para a Rússia. Carpenter disse que a deportação forçada de ucranianos "seria uma violação do direito humanitário internacional, e um crime de guerra".

03:52 AM
A Rússia deporta à força 1,1 milhões de ucranianos para a Rússia, incluindo quase 200.000 crianças. O Ministério da Defesa da Rússia declarou que desde o início da sua invasão em grande escala, 1.092.137 ucranianos foram deportados à força para a Rússia das regiões ocupadas pela Rússia de Donetsk e dos oblastos de Luhansk, incluindo 196.356 crianças.

03:43 AM
A Dinamarca reabre a embaixada em Kyiv. A Dinamarca reabriu a sua embaixada na Ucrânia a 2 de Maio após o encerramento imediatamente após a invasão total da Ucrânia pela Rússia em 24 de Fevereiro, disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros dinamarquês.

02:27 AM
Mais explosões ouvidas na região de Belgorod da Rússia. Os meios de comunicação russos controlados pelo Estado RIA Novosti relataram o som de um "aplauso" alto, semelhante a uma explosão de força média, no centro de Belgorod. Uma série de explosões foi também relatada no canal local de Telegramas "Belgorod №1", ao mesmo tempo.

02:20 AM
Operação das Forças Conjuntas: A Ucrânia repele 12 ataques russos em Donbas a 2 de Maio. O centro de imprensa da Operação das Forças Conjuntas informou que as forças ucranianas destruíram seis tanques, cinco sistemas de artilharia, 22 unidades de veículos de combate blindados, e oito veículos em Donbas, a 2 de Maio. As unidades de defesa aérea também abateram cinco veículos aéreos não tripulados Orlan-10, disse o JFO.

01:54 AM
O primeiro-ministro britânico Boris Johnson irá dirigir-se ao Parlamento da Ucrânia no dia 3 de Maio. Johnson tornar-se-á o primeiro líder mundial a dirigir-se ao Verkhovna Rada da Ucrânia desde que a invasão russa começou em 24 de Fevereiro. No seu discurso virtual, Johnson pretende dizer que "os ucranianos ensinaram ao mundo que a força bruta de um agressor não conta em nada contra a força moral de um povo determinado a ser livre", de acordo com um excerto partilhado pelo seu gabinete.

01:21 AM
O Reino Unido promete mais 375 milhões de dólares em ajuda militar para a Ucrânia. O primeiro-ministro britânico Boris Johnson disse a 2 de Maio que a Grã-Bretanha fornecerá mais 375 milhões de dólares em ajuda militar à Ucrânia, para além dos 250 milhões de dólares que forneceram até agora. A ajuda incluirá equipamento de guerra electrónica e um sistema de radar de contra-bateria.

12:54 AM
Evacuação de Mariupol para retomar em 3 de Maio. Com o apoio da ONU e da Cruz Vermelha, o governo ucraniano continuará a evacuar civis de Mariupol no dia 3 de Maio a partir das 7 horas da manhã, hora local, disse a Câmara Municipal de Mariupol. O ponto de encontro é o Círculo de Lunacharske, perto de Berdyansk.

12:46 AM
ONU: 6.469 baixas civis na Ucrânia devido à guerra da Rússia. Segundo a agência dos direitos humanos da ONU, desde a meia-noite de 1 de Maio, a guerra total da Rússia contra a Ucrânia já matou 3.153 civis e feriu 3.316 desde 24 de Fevereiro. A agência acredita que o número poderia ser muito superior devido a atrasos na obtenção de informações dos pontos quentes da guerra.

12:14 AM
A Suécia reabrirá a embaixada em Kiev a 4 de Maio. A Ministra dos Negócios Estrangeiros sueca Ann Linde escreveu que a "presença diplomática da embaixada estará de volta onde pertence".


No comments:

Post a Comment