April 21, 2022

Uma conversa entre um russo e uma ucraniana



Catarina Buchatskiy

@catbuchatskiy

Acabei de conhecer um russo que me ouviu falar ucraniano e se aproximou de mim. Ele deixou a Rússia depois da guerra, por isso este é um dos russos woke, "despertos". No entanto, apesar de se opor à guerra, a falta de empatia pelos ucranianos e a falta de iniciativa geral para acabar com a guerra é chocante.

Primeiro, perguntou-me como é que eu estava a pagar as coisas. Eu disse que usava um cartão de crédito ou que pagava em euros. Então disse, e palavra que não estou a enganar - "Oh, então a situação para vocês não é assim tão má. Não posso usar os meus cartões em lado nenhum e é muito difícil conseguir euros com rublos".

Eu disse - "Estás a brincar, certo? Percebes que o temos pior, literalmente de todas as outras maneiras?"

"Não, não, claro que compreendo. Só estou a dizer".

Nem um pedido de desculpas, nem uma grama de empatia. Equacionar o genocídio ocorrido no nosso país ao facto de ele não poder usar os seus cartões de crédito.

"Muitos russos não apoiam esta guerra. Mas não nos é permitido falar sobre ela. Em todo o lado eles dizem-nos para não falar sobre a guerra", disse ele.

"Então seguem ordens de cartazes em paredes? Não fala só porque eles lhe disseram para não o fazer? Isso é bastante patético". disse eu.

"Quer dizer, não nos é permitido". Se o fizermos, sabe, podemos ser chamados pelos nossos chefes e ser fortemente condenados, ou pior", disse ele.

Fortemente condenados. Estão a permitir que aconteça um genocídio porque têm medo de um severo falar com eles no trabalho.

"Sabem, em 2014 mais de uma centena de ucranianos morreram a protestar por aquilo que acreditávamos estar certo. Pela nossa liberdade. Porque não podem fazer o mesmo? Não compreendo esta cobardia", disse eu.

Ele mudou de assunto.

"Penso que haverá uma mudança de regime. O povo é contra esta guerra, mas mais importante ainda, os oligarcas começam a não gostar dela. Vão começar uma mudança", disse ele.

Esta é a história russa em poucas palavras.

Sempre à espera que as pessoas no topo façam uma mudança. Nunca suficientemente fortes para tomarem o seu destino nas suas próprias mãos.

A diferença entre as nossas duas culturas nunca foi tão clara.

Portanto, aí o tem. Um russo "acordado" que não apoia a guerra em teoria, mas que não se importa o suficiente para fazer algo que o impeça. Deixou a Rússia e está agora à espera que as pessoas no topo façam algo a esse respeito.

Nunca compreenderei este nível de apatia não só em relação ao que o seu país e o seu povo estão a fazer a outras pessoas, mas este nível de apatia em relação ao seu próprio futuro!

Na Ucrânia, se queremos que algo mude, fazemo-lo nós próprios.

E é por isso que a Rússia sempre viveu sob autocracias e é por isso que retirar Putin do poder não vai ser o fim de tudo. O povo russo precisa de tomar posição, de aprender a preocupar-se, não só com o que acontece a outras pessoas, mas até mesmo com o que acontece ao seu próprio país.

No comments:

Post a Comment