April 04, 2022

Uacrnia - News Feed by the hour

 


kyivindependent.com


Segunda-feira, 4 de Abril

08:17 
Russian forces attack Odesa, Mykolaiv overnight. 
Forças russas atacam Odesa, Mykolaiv de um dia para o outro. Segundo o Presidente da Câmara de Mykolaiv, Oleksandr Senkevych, a Rússia atingiu a cidade de Mykolaiv no início do dia 4 de Abril com alguns mísseis. Não há informações sobre o número ou a gravidade das baixas. No início da manhã, um porta-voz da administração militar de Odesa, Sergey Bratchuk, disse que Odesa também tinha sofrido um ataque aéreo durante a noite.

06:39 
Ukrainian artists, Zelensky address audience at the Grammys. 
Zelensky dirige-se à audiência no Grammys. O Presidente Volodymyr Zelensky discursou no dia 3 de Abril no 64º Prémio Anual Grammy, num vídeo pré-gravado, no qual afirmou: "Estamos a combater a Rússia, o que traz um silêncio horrível com as suas bombas". O silêncio morto. Encha o silêncio com a sua música". O seu discurso foi seguido de uma actuação de "Free" do cantor John Legend, a quem se juntou a cantora ucraniana Mika Newton, a música bandura Siuzanna Iglidan, e a poetisa ucraniana Lyuba Yakimchuk, que interpretou o seu poema "Prayer" em inglês.

05:33 
The Guardian: Orban wins fourth consecutive term, includes Zelensky among opponents. 
The Guardian: Orban vence o quarto mandato consecutivo e inclui Zelensky entre os adversários. O primeiro-ministro húngaro Viktor Orban foi reeleito a 3 de Abril com 53,7 por cento dos votos. No seu discurso de vitória, enumerou o Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, juntamente com os "burocratas em Bruxelas", o "império Soros", e os "meios de comunicação internacionais", como seus "opositores".

05:14 
 Zelensky: Around 150,000 people trapped in Mariupol. 
Zelensky: Cerca de 150.000 pessoas presas em Mariupol. Numa entrevista com a CBS a 3 de Abril, o Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que não era possível chegar a um acordo com as forças de ocupação russas relativamente aos corredores humanitários fora de Mariupol, nem trazer ajuda humanitária para dentro.

04:58 
Russia blames Ukraine for Bucha atrocities. 
A Rússia culpa a Ucrânia pelas atrocidades de Bucha. O embaixador russo nos EUA, Anatoly Antonov, disse a 3 de Abril à agência noticiosa estatal russa TASS que os relatos das atrocidades russas em Bucha são "falsas acusações", alegando que as forças ucranianas lançaram fogo de artilharia sobre Bucha na sequência da retirada das forças russas.

04:34 
 Ukrainian military finds abandoned Russian Buk missile system. 
O Exército ucraniano encontra sistema de mísseis Buk russo abandonado. As Forças de Operações Especiais Ucranianas disseram a 3 de Abril que também encontraram munições, armas, e equipamento escondidos. O posto acrescentou que continuariam a procurar as forças russas que tinham abandonado o sistema.

04:12 
UN: 1,417 civilians killed, 2,038 injured in Ukraine, not including Mariupol and Irpin. 
ONU: 1.417 civis mortos, 2.038 feridos na Ucrânia, não incluindo Mariupol e Irpin. De acordo com a agência de direitos humanos da ONU, foi registado um total de 3.455 baixas civis desde o início da guerra total da Rússia, embora acredite que os números sejam consideravelmente mais elevados, incluindo em Mariupol, Irpin, Izium, e Volnovakha. 410 corpos civis foram retirados de Kyiv Oblast após a retirada da Rússia.

03:32 
 Satellite imagery shows 45-foot-long trench at mass grave in Bucha. 
Imagens de satélite mostram trincheiras de 45 pés de comprimento em vala comum em Bucha. Imagens de satélite da Maxar Technologies tiradas a 31 de Março mostram a trincheira escavada nos terrenos perto da Igreja de St. Andrews e Pervozvannoho All Saints, onde foi identificada uma vala comum. O Presidente do Conselho Europeu Charles Michel, a 3 de Abril, chamou às acções da Rússia em Bucha um "massacre".

02:18 
Russian forces leave Sumy Oblast. 
As forças russas deixam Sumy Oblast. O governador de Sumy Oblast, Dmytro Zhyvytsky, informou a 3 de Abril que as forças russas têm-se retirado da Sumy Oblast e levado consigo o seu equipamento. "As Forças Armadas da Ucrânia e os batalhões de defesa territorial afastaram-nos através da Oblast de Chernihiv", disse Zhyvytsky, avisando que pequenos grupos de russos ainda podem estar por perto.

01:39 
UK intelligence: Mariupol remains key objective of Russia’s full-scale invasion.
Informações do Reino Unido: Mariupol continua a ser o principal objectivo da invasão russa em grande escala. De acordo com a actualização dos serviços secretos do Ministério da Defesa do Reino Unido de 3 de Abril, continuam os combates pesados na cidade portuária de Mariupol enquanto a Rússia tenta tomar a cidade, enquanto as forças ucranianas mantêm "uma resistência firme". De acordo com os serviços secretos britânicos, Mariupol é "quase certamente" um objectivo-chave da ofensiva russa, uma vez que irá assegurar um corredor terrestre da Rússia para a Crimeia ocupada.

00:06 
Ukrainian military liberate 3 villages in Chernihiv Oblast. 
Os militares ucranianos libertam 3 aldeias em Chernihiv Oblast. O Comando Operacional "Norte" disse que Kolychivka, Yahidne e Ivanivka estão a ser libertadas e agora controladas pelas Forças Armadas da Ucrânia. A ajuda humanitária está a ser entregue aos residentes locais.

No comments:

Post a Comment