April 16, 2022

Coisas profanas da Páscoa

 


Uma pena de borrego assada no forno. Dia de temperar.

Primeiro põe-se esses ingredientes no almofariz (menos o limão)


Depois esmaga-se até fazer uma pasta 

... e no fim, barra-se a fulaninha com a pasta. Rega-se com o limão. Passa-se uns fios de azeite e um belo copo de um vinho que seja bom. Em seguida vai dormir para o frigorífico, até ao outro dia. Amanhã vai passar toda a manhã no forno, assim tal qual. A meio junto umas batatinhas olho-de-perdiz que parecem berlindes temperadas com sal e tomilho. 

É uma senhora perna que quase enche o tabuleiro. Tem que ser... aqui há tempos vieram também umas pessoas cá a casa comer uma borrego temperado à magrebino (enfim, à minha maneira mas com especiarias da zona). Calculei as porções a contar com pessoas normais. Comeram aquilo tudo num instante e perguntaram se havia mais... pois, não. Havia outras coisas... Ainda hoje me dizem, 'lembras-te quando formos lá comer aquele borrego fantástico e ficámos com fome?' Hence... uma pernona...


4 comments:

  1. Tenho uma perna desse tamanho para duas pessoas....mas vai sobrar!😊

    ReplyDelete
  2. Ah... esta a ver, porque esta perna é de 1.700 kg...

    Esta, espero que sobre alguma coisa, mas é melhor não contar com isso..

    ReplyDelete
  3. Mas a minha alimentação vai mudar radicalmente a partir de 2feira por causa do casamento da minha filha!

    ReplyDelete
  4. LOL mas um pedaço de perna de borrego assada não faz mal à dieta

    ReplyDelete