Março, 29
07:27
Forças russas perdem mais dois oficiais de alta patente. Segundo o grupo operacional e táctico Skhid (Oriental) das Forças Armadas da Ucrânia, um comandante e chefe de estado-maior do 503º Regimento de Espingardas Motorizadas do 58º Exército das Forças Terrestres russas foram mortos a 28 de Março. O grupo apresentou provas sob a forma de dragonas, riscas e etiquetas com os nomes dos militares falecidos, que foram publicadas na sua página do Facebook.
06:51
O Ukrgasbank oferece 100.000 rublos às tropas russas que entregam armas, equipamento. O Ukrgasbank da Ucrânia fez o anúncio a 28 de Março e prometeu aos soldados russos o pagamento em dinheiro. 100.000 rublos é equivalente a pouco mais de $1.000. "Apelamos aos militares russos: rendam-se e deponham as vossas armas, porque esta é a vossa oportunidade de fazer pelo menos uma coisa digna na vossa vida e ganhar dinheiro para a vossa família comprar açúcar"!
05:49
100 comunidades ucranianas adicionais em transição para a Igreja Ortodoxa da Ucrânia. Como noticiado pela agência de notícias Ukrinform a 29 de Março, o líder da Igreja Ortodoxa Ucraniana Metropolitana Epifânio I de Kyiv exorta mais comunidades ucranianas a passarem da Igreja Ortodoxa Ucraniana (Patriarcado de Moscovo) para a Igreja Ortodoxa independente da Ucrânia.
04:33
As forças russas foram empurradas para trás 40-60 km de Kryvyi Rih. Oleksandr Vilkul, chefe da Administração Estatal Regional de Kryvyi Rih, disse que o exército ucraniano impediu o avanço dos russos e empurrou os russos na direcção de Kherson Oblast.
04:20
O Comissário Europeu: A UE deve motivar os ucranianos a deixar a Polónia, ir para outros estados membros. A Comissária Europeia para os Assuntos Internos, Ylva Johansson, foi citada como tendo dito pelo site Aktuality.sk no dia 28 de Março que "é importante motivar os refugiados a deixarem a Polónia e irem para outros estados membros, pois caso contrário a situação não será sustentável". Johansson observou que a UE não tem actualmente quaisquer quotas para a distribuição de refugiados entre os países da UE.
03:28
Rússia externa Rosgram,em substituição do Instagram. Rosgram fez o anúncio através do Telegrama a 28 de Março. O pedido servirá como substituto do Instagram, embora não inclua muitas das suas características. O Instagram foi banido na Rússia a 14 de Março.
02:46
A Ucrânia abateu 17 alvos aéreos russos. As Forças Armadas Ucranianas relatam ter destruído oito aviões, quatro UAV, três helicópteros, e dois mísseis.
02:16
Biden: "Não apresento desculpas". Referindo-se ao seu comentário durante um discurso recente na Polónia, que Putin "não pode permanecer no poder", o Presidente dos EUA Joe Biden diz que foi movido por um ultraje moral e que não vai rescindir a declaração.
01:19
As forças ucranianas "continuam a manter a defesa circular" de Mariupol. O estado-maior ucraniano disse que as suas forças "continuam a manter a defesa circular" dentro da cidade portuária de Mariupol, mesmo quando as forças russas consolidaram o controlo em torno da cidade.
00:47
Zelensky: Não deve haver sanções condicionais. Num recente discurso em vídeo, o Presidente Volodymyr Zelensky disse que há sinais e avisos de que algumas sanções, como o embargo petrolífero russo, serão impostas se a Rússia utilizar armas químicas contra a Ucrânia. "Não tenho palavras. Basta pensar no que tudo se resumiu - esperar por armas químicas", disse ele.
00:23
Ukrtelecom resiste a um grande ataque cibernético. De acordo com a companhia telefónica monopolista da Ucrânia, o poderoso ciberataque de 28 de Março desactivou temporariamente a rede Internet da Ukrtelecom para mais de 70% dos utilizadores. A empresa começou a retomar os seus serviços.
00:10
Os ocupantes russos raptaram outro funcionário de Melitopol. Segundo o presidente da câmara de Melitopol, Ivan Fedorov, que foi libertado do cativeiro russo a 16 de Março, os russos raptaram Iryna Shcherbak, chefe do departamento de educação da câmara municipal de Melitopol. Os ocupantes russos tentaram anteriormente forçar professores e educadores a retomar o processo educativo, disse Fedorov.
No comments:
Post a Comment