Quarta-feira, 23 de Março
08:12
Duas crianças mortas na sequência do ataque russo a Rubizhne. Segundo o governador de Luhansk Oblast Serhiy Gaidai, os russos atacaram um edifício de apartamentos em Luhansk Oblast Rubizhne por volta das 20 horas, hora local, no dia 22 de Março. A bomba explodiu no quinto andar, matando três pessoas, incluindo duas crianças.
07:20
Imagens de satélite mostram a Rússia a retirar aviões militares de um aeroporto chave. A Rússia retirou a maioria dos seus helicópteros de um aeroporto estratégico de Chornobayivka no sul da Ucrânia, Kherson Oblast, de acordo com imagens de satélite fornecidas pela empresa de imagens espaciais Planet Labs. Segundo o New York Times, as forças ucranianas atacaram o aeroporto de Kherson, infligindo danos consideráveis ao equipamento russo. As tropas terrestres russas parecem ainda controlar o aeroporto.
05:47
As baixas militares russas ultrapassaram as da invasão soviética do Afeganistão. O Estado-Maior General das Forças Armadas da Ucrânia divulgou a informação afirmando que a partir de 22 de Março as forças militares russas sofreram 15.300 baixas. Durante os dez anos da guerra da URSS no Afeganistão, o número comunicado foi de 15.051.
04:39
Pentágono: As forças russas estão com falta de alimentos, combustível e equipamento de Inverno. Um funcionário do Departamento de Defesa dos EUA disse durante um briefing fechado no Pentágono a 22 de Março que algumas tropas russas tinham sido "retiradas da luta" por causa das geadas, devido à falta de roupa quente. O funcionário observou também que os navios de guerra russos estão a ficar sem combustível. Quase um mês após a guerra, o avanço da Rússia em relação à Ucrânia parece ter parado, em grande parte, em múltiplas frentes, à medida que se esforça por atingir objectivos militares significativos.
04:13
O chefe da ONU apela à Rússia para que acabe com a guerra "impossível de ganhar". O chefe da ONU Antonio Guterres disse a 22 de Março que a invasão russa da Ucrânia "não está a ir a lado nenhum rapidamente". Falando na sede da ONU em Nova Iorque, ele decretou o conflito como "absurdo" e "impossível de ganhar". "Mesmo que Mariupol caia, a Ucrânia não pode ser conquistada cidade por cidade, rua por rua, casa por casa", acrescentou Guterres.
03:44
Militares ucranianos repelem 7 ataques russos, destroem seis aviões e cinco UAV. De acordo com o Estado-Maior General das Forças Armadas da Ucrânia, as forças russas também perderam sete tanques, cinco drones (dois destruídos, três capturados), seis peças de artilharia. Os avanços em Luhansk e Donetsk foram travados, impedindo as forças armadas russas de ganharem uma posição de destaque.
02:25
Forças russas roubam autocarros para salvar pessoas de Mariupol. Um comboio de 11 autocarros vazios - a caminho de Mariupol para resgatar ucranianos da cidade sitiada - foi apreendido pelas forças russas, informa o governo ucraniano. Os russos conduziram os autocarros, juntamente com os condutores originais dos autocarros e vários trabalhadores dos serviços de emergência, para um local não revelado.
02:02
O Gabinete do Presidente lança o website de ajuda humanitária. A Ucrânia cria um portal oficial help.gov.ua para aqueles que querem prestar assistência humanitária ou financeira às pessoas afectadas, às empresas ou ao governo, no meio da guerra da Rússia contra a Ucrânia. O website ajuda a descobrir como enviar e a quem dirigir a ajuda humanitária. O portal também fornece contactos de centros humanitários estrangeiros e ucranianos.
00:28
Russos atacam refinaria de petróleo que possuem. Um avião russo disparou contra uma refinaria de petróleo em Lysychasnk, Luhansk Oblast, que é propriedade da companhia petrolífera russa Rosneft. Segundo Luhasnk Oblast Governor Serhiy Haidai, os bombeiros estão actualmente a combater um incêndio no local.
No comments:
Post a Comment