@KyivIndependent
11:15
As Forças Armadas relatam a morte de outro general russo. Segundo as Forças Armadas da Ucrânia, o Tenente-General russo Andrei Mordvichev, que comandou o 8º Exército de Armas Combinadas da Guarda, foi morto em combate no sul da Ucrânia.
A Rússia utiliza os mais recentes mísseis hipersónicos -Kinzhal- para bombardear a Ucrânia. O Ministério da Defesa russo disse que o mais recente míssil ar-terra da Rússia foi utilizado para destruir um depósito de armas no oeste de Ivano Frankivsk Oblast. Esta é a primeira vez que este tipo de míssil foi utilizado na Ucrânia.
11:04
NATO vai enviar sistemas de defesa aérea para a Eslováquia. Na sequência do pedido da OTAN, a Alemanha e a Holanda entregarão sistemas de defesa aérea MIM-104 Patriot PAC-3 à Eslováquia. Antes, o Ministro da Defesa eslovaco Jaroslav Nad disse que o seu país iria transferir os sistemas de defesa aérea S-300 de fabrico soviético para a Ucrânia se o país recebesse um substituto.
09:51
As conversações de paz com a Rússia poderiam durar "várias semanas". Segundo Mykhailo Podolyak, conselheiro do chefe de gabinete do Presidente Volodymyr Zelensky, há sinais de que a posição de Moscovo se tornou mais "adequada", mas as negociações sobre questões como as garantias de segurança, retirada das tropas russas e um cessar-fogo "podem demorar mais tempo". "Há concessões que definitivamente não vamos fazer", acrescentou ele.
09:01
A qualidade do ar de Kyiv está num nível insalubre. O índice de qualidade do ar (AQI) informa no início do dia 19 de Março que a concentração de poluentes no ar de Kiev está actualmente 27,8 vezes acima do valor da directriz anual de qualidade do ar da OMS. Durante as últimas 24 horas, houve pelo menos 21 relatórios de incêndios em Kyiv Oblast devido a incêndios.
08:15
A Noruega prepara-se para acolher até 100.000 refugiados ucranianos. A Reuters, citando o Primeiro-Ministro da Noruega Jonas Gahr Støre, informou a 18 de Março que a Noruega espera cerca de 30.000 refugiados ucranianos, mas está a preparar-se para acolher até 100.000. Se os números se aproximarem do limite superior, a Noruega converterá as arenas e armazéns desportivos em alojamentos temporários.
07:39
Países Baixos e Alemanha vão fornecer o sistema de mísseis Patriot à Eslováquia. Como parte das medidas da OTAN para reforçar as defesas aéreas na Europa de Leste, a Eslováquia irá receber 3 sistemas de mísseis Patriot. Anteriormente, o ministro da defesa da Eslováquia disse que o seu país estava disposto a fornecer à Ucrânia as defesas aéreas S-300 se os aliados da OTAN encontrassem um substituto.
07:18
EUA proíbem a manutenção de 100 aeronaves utilizadas pela Rússia. Um relatório do Departamento de Comércio dos EUA, publicado a 18 de Março, disse que os aviões comerciais e privados identificados continuaram a voar para a Rússia apesar das sanções, violando os controlos de exportação dos EUA. Um dos aviões pertence ao bilionário russo Roman Abramovich.
05:58
Ucrânia e Moldávia sincronizam-se com a rede eléctrica europeia. De acordo com Samantha Power, que lidera a Agência para o Desenvolvimento Internacional dos EUA, "este movimento irá melhorar a estabilidade da energia eléctrica em instalações críticas no meio de uma guerra contínua".
05:36
Ucrânia prepara programa para apoiar pessoas temporariamente deslocadas. O Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky anunciou a 18 de Março assistência aos ucranianos deslocados pela agressão russa. O programa proposto proporcionará apoio ao emprego daqueles que se deslocaram, provisão de alojamento e reconstrução de habitações após a guerra, e apoio àqueles que alojaram pessoas temporariamente deslocadas.
05:16
Ucrânia perde "temporariamente" o acesso ao Mar de Azov. O Estado-Maior General das Forças Armadas da Ucrânia disse no final do dia 18 de Março ter perdido "temporariamente" o acesso ao Mar de Azov, uma vez que as forças russas estavam a apertar o seu controlo em torno da cidade portuária do Mar de Mariupol.
04:04
A Rússia forma bermas de terra para reforçar as posições militares a noroeste de Kyiv. Imagens de satélite da Maxar Technologies de 17 de Março mostram bermas de protecção em torno do equipamento militar russo perto da Base Aérea de Ozera e Antonov. A construção de bermas é também vista perto das aldeias de Zdvyzhivka e Berestyanka, mais a noroeste de Kyiv.
03:56
A Rússia chega a acordo com a Bielorússia para fornecer produtos alimentares críticos. A agência noticiosa estatal bielorrussa BelTA noticiou a 18 de Março que o acordo inclui o fornecimento de trigo duro e óleo vegetal e destina-se a compensar as sanções ocidentais.
03:51
A guerra russa contra a Ucrânia pode empurrar 40 milhões de pessoas para a "pobreza extrema". Uma análise de 18 de Março publicada pelo think tank norte-americano Center for Global Development indica que os preços dos produtos alimentares desde a invasão russa em larga escala são mais elevados do que os picos de preços de 2007 e 2010. O relatório refere "preocupação imediata" para os importadores directos de trigo ucraniano e russo, incluindo o Egipto, Indonésia, Bangladesh, Paquistão, Azerbaijão, e Turquia.
02:17
O Sumy recebe o primeiro comboio de ajuda da ONU. O Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários afirmou numa declaração a 18 de Março que "espera que este seja o primeiro de muitos carregamentos". O comboio de ajuda inclui 130 toneladas métricas de ajuda essencial para cerca de 35.000 pessoas e fornecimentos para a reparação de sistemas de água para ajudar uma estimativa de 50.000 pessoas.
01:58
Imprensa associada: Pode demorar anos a desactivar as minas russas após a invasão. O Ministro do Interior da Ucrânia, Denys Monastyrsky, afirmou a 18 de Março que a Ucrânia necessitará de assistência ocidental para lidar com a ameaça representada pelas munições e minas não deflagradas que permanecem embutidas em infra-estruturas críticas e entre os escombros.
01:52
Pessoal geral das Forças Armadas da Ucrânia: A Rússia realizou 14 ataques com mísseis e 40 ataques aéreos na Ucrânia ao longo das últimas 24 horas. A Rússia não conseguiu atingir objectivos estratégicos com as forças convencionais e passou a realizar bombardeamentos indiscriminados e ataques de alta precisão.
01:27
Zoológico de Petting perto de Kyiv pede corredor humanitário para resgatar animais. O jardim zoológico, "Parque XII Meses", localizado 25 km a norte de Kyiv, pediu assistência para evacuar animais ou trazer comida para aqueles que são difíceis de transportar, uma vez que alguns já começaram a morrer.
00:38
Dúzias de vítimas reportadas em Mykolaiv como sendo sirenes de ataque aéreo falham. Oleksandr Senkevich, presidente da câmara de Mykolaiv, disse que a cidade foi disparada de perto a 18 de Março, pelo que a cidade não teve tempo de tocar sirenes de raid aéreo.
No comments:
Post a Comment