March 01, 2022

Quem trava a loucura criminosa de Putin?

 


Alguém de dentro do regime.


Guerra na Ucrânia: a Polónia e os Estados Bálticos receiam ser os próximos alvos


A invasão russa da Ucrânia confirma os piores receios do flanco oriental da OTAN quanto à sua segurança.

Será que Putin vai parar na Ucrânia? A questão ressoa sinistramente na Polónia e nos Estados bálticos, que também faziam parte do rebanho soviético. Imediatamente após o ataque russo ao seu vizinho, a Lituânia - limítrofe da Bielorrússia e do enclave russo de Kalininegrado - declarou o estado de emergência. Ao mesmo tempo, os Estados Bálticos, a Polónia e outros países da Europa Oriental apelaram à activação do Artigo 4 da NATO, que permite consultas de emergência entre aliados quando um membro está sob ameaça. "A invasão da Ucrânia é a realização dos seus próprios receios de Moscovo", diz Thibault Fouillet, investigador da Fundação para a Investigação Estratégica (FRS).

No fundo, o medo de que a história se esteja a repetir. Inicialmente ocupados pela Rússia imperial, Lituânia, Letónia e Estónia tiveram apenas um breve período de independência entre as duas guerras mundiais, antes de serem anexados por Estaline em 1940 - e de recuperarem a sua soberania quando a União Soviética caiu em 1991. A mesma preocupação aplica-se em Varsóvia. Ao longo dos séculos, a Polónia foi invadida pela Rússia muitas vezes", diz Aleks Szczerbiak, professor de ciências políticas na Universidade de Sussex. Para além do legado pós-soviético, existe um grande

3 comments:

  1. "Quem trava a loucura criminosa de Putin?"
    Bush Filho?

    ReplyDelete
  2. Esse é outro louco, só que menos perigoso porque vive numa democracia.

    ReplyDelete
  3. "menos perigoso " sendo menos louco, os que morrem no Iraque, Líbia (incluindo mais americanos do que morreram nas Torres gémeas) morrem mais felizes.

    ReplyDelete