O colapso moral da Rússia de Putin é pior do que parece aqui visto do Ocidente e a obscenidade de impedir a saída de ucranianos com o subterfúgio de arranjarem corredores humanitários para as mãos dos carrascos que os estão a matar, é só o último sintoma desse colapso.
O colapso moral da Rússia de Putin é pior do que aprece aqui visto do Ocidente porque o aparelho político está contra ele e não tem coragem de falar. Ontem li uma entrevista com uma jornalista russa que conhece a maioria dos deputados da Duma. Uma boa porção deles está a tentar sair da Duma para não ficar associado ao nome de Putin nesta guerra, mas falar contra ele, não falam. Têm medo. E têm medo porque Putin é a pessoa que tem mais acesso a dinheiro no mundo. Ele acumulou a riqueza da Rússia no Estado e o Estado é ele de maneira que é ele quem distribui o dinheiro. E também é ele quem corta as pessoas do dinheiro.
Putin está há demasiado tempo no poder e tem demasiado dinheiro e contaminou o Estado com essa mentalidade imoral e corrupta de gangster. Ele controla o país todo com o dinheiro, sentado cobardemente a 20 metros de toda a gente com medo de tudo: do covid-19, dos assassinos... e todo o aparelho governativo e militar vê isto e não faz nada.
Há 20 anos, no início do milénio, a Rússia era um país cheio de esperança de liberdade e de sonhos de futuro. Agora é um país de pesadelos, cada vez menos livre, mais corrupto, mais despótico.
Um dos representantes de Kiev pediu, esta segunda-feira, ao tribunal das Nações Unidas que ordene à Rússia que interrompa a sua devastadora invasão à Ucrânia.
No comments:
Post a Comment