10:33
O embaixador externo diz que a China nunca atacará a Ucrânia. Fan Xianrong, embaixador da China na Ucrânia, terá dito a 16 de Março numa reunião com o governador de Lviv Oblast Maksym Kozytsky que a China nunca atacaria a Ucrânia e forneceria ajuda económica ao país. Os meios de comunicação ocidentais relataram anteriormente que a Rússia tinha pedido ajuda militar à China, e a China tinha alegadamente manifestado abertura para a fornecer.
10:11
Air Sérvia externa cancela voos para a Rússia. Foi a última companhia aérea europeia a operar na Rússia. O Centro de Estratégias de Transporte disse a 16 de Março que os voos para a Rússia não podem ser reservados no site da companhia aérea. A maioria dos países ocidentais tinha anteriormente fechado o seu espaço aéreo para a Rússia.
09:51
Míssil que matou 20 em Donetsk lançado a partir de território russo. O míssil que atingiu Donetsk controlado pela Rússia em 14 de Março veio do sudeste e não foi abatido pela defesa aérea, o que indica que vinha do território russo, segundo Ruslan Leviev, o fundador da Equipa de Inteligência de Conflitos de saída da investigação. A Rússia tinha afirmado que o míssil era ucraniano, enquanto Leviev diz que é uma operação de falsa bandeira para acusar a Ucrânia de crimes de guerra.
09:06
Ministério dos Assuntos Internos adverte sobre sabotadores russos. De acordo com o Ministro do Interior da Ucrânia, Denys Monastyrsky, os grupos de sabotadores russos estão em quase toda a Ucrânia, incluindo as suas regiões ocidentais.
08:17
Rússia ataca uma cidade de Merefa em Kharkiv Oblast. Merefa, lar de 21.500 residentes, foi atingida por um ataque aéreo às 3:30 da manhã do dia 17 de Março. Como resultado do ataque, uma escola local foi danificada e o centro comunitário local destruído. As autoridades municipais informam que há vítimas entre os militares ucranianos.
07:29
Japão externo alivia as restrições à entrada de refugiados que fogem da agressão russa. O governo japonês diz que irá emitir vistos de curto prazo, caso a caso, para os ucranianos que procuram refúgio no Japão, mesmo que não tenham parentes ou conhecidos para agirem como fiadores no Japão.
06:57
Partes externas de míssil russo atingiram edifício residencial em Kiev. De acordo com os serviços de emergência de Kyiv, o edifício no distrito de Darnytskiy no sudeste de Kyiv foi danificado no início do dia 17 de Março depois de os estilhaços terem atingido o 16º andar e incendiado o edifício. Uma pessoa foi morta e três feridos a partir das 6:50 da manhã, hora local.
06:49
Três navios com bandeira do Panamá atingidos por mísseis russos desde o início da invasão em grande escala da Ucrânia. A Autoridade Marítima do Panamá disse a 16 de Março que dos três navios panamenses, um afundado e dois permanecem a flutuar, mas com danos. Não houve baixas.
06:08
inteligência americana: Os militares russos perderam mais de 7.000 soldados. Oficiais americanos não nomeados que falaram ao New York Times avisaram, no entanto, que o seu número de baixas russas é inexacto. Oficiais do Pentágono disseram também que um elevado número de soldados mortos pode destruir a vontade de continuar a lutar.
05:54
Human Rights Watch: Pelo menos 500 civis estavam a refugiados no teatro Mariupol bombardeado. Belkis Wille, investigador sénior da Human Rights Watch, disse a 16 de Março que "isto levanta sérias preocupações sobre qual era o alvo pretendido numa cidade onde os civis já se encontram sitiados há dias". O número de baixas é ainda desconhecido.
05:44
Zelensky assina lei sobre serviços de nuvem. O Ministério da Transformação Digital da Ucrânia escreveu no Facebook a 16 de Março que as autoridades estatais poderão agora armazenar dados utilizando os serviços de nuvem. A lei destina-se a ajudar a eliminar a corrupção e a acelerar a inovação no seio do governo.
05:35
Sabotadores russos podem estar a entrar na Ucrânia sob o disfarce de jornalistas. O Centro de Combate à Desinformação no Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia disse no Telegrama de 16 de Março que os sabotadores tentaram entrar na Ucrânia com passes de imprensa para os meios de comunicação social Ruptly, uma subsidiária da Rússia Today, e Redfish e Maffick LLC.
04:57
O Japão realiza pela primeira vez exercícios conjuntos F-35 com a Força Aérea dos EUA. A Força Aérea de Auto-Defesa do Japão disse ter realizado o seu primeiro exercício conjunto com a Força Aérea dos EUA, envolvendo os seus respectivos caças F-35A à medida que as preocupações com a segurança aumentam sobre a Rússia e a China.
04:44
Relatórios de forças russas em Sumy Oblast expulsando civis de casas, roubando comida. O governador de Sumy, Dmytro Zhyvytsky, detalhou os saques através de Telegrama a 16 de Março. A área tem sofrido fortes combates desde o início da invasão total da Rússia em 24 de Fevereiro.
04:33
Netflix vai retransmitir "Servo do povo" programa de televisão estrelado por Zelensky. A série de comédia satírica de 2015 estrela o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy interpretando um professor que inesperadamente se torna presidente depois de um vídeo dele a queixar-se de que a corrupção se torna viral. "Perguntou, e está de volta!" Netflix tweetou a 16 de Março.
04:28
Moldávia apela aos militares russos para que se retirem da Transnístria. O Presidente moldavo Maia Sandu apelou à remoção de munições e à "retirada completa e incondicional das forças russas" da região separatista não reconhecida da Transnístria durante uma reunião da Assembleia Geral da ONU a 16 de Março.
04:20
As forças de ocupação russas criam "Comité para Salvar a Região de Kherson". O primeiro Vice-Presidente do Conselho Regional de Kherson Yuriy Sobolevsky escreveu no Facebook a 16 de Março que os colaboradores locais pró-russos estão a tentar promover o comité como uma autoridade legítima em Kherson.
03:33
Iate Medvedchuk's apreendido na Croácia. Co-líder da Plataforma de Oposição pró-Kremlin - O iate do partido For Life Viktor Medvedchuk, Royal Romance, foi apreendido no Porto de Rijeka a 16 de Março devido a sanções impostas pela UE na sequência da invasão russa da Ucrânia em grande escala, informou um órgão de comunicação social local, citando as suas fontes. Entretanto, um iate propriedade do oligarca russo Vladimir Strzhalkovsky está preso na Noruega porque os fornecedores de petróleo se recusam a reabastecê-lo.
03:26
O Canadá fecha o seu espaço aéreo à Bielorrússia. O Ministério dos Transportes do Canadá escreveu no Twitter a 16 de Março que "todas as aeronaves directa ou indirectamente detidas, registadas, fretadas, alugadas, operadas ou controladas por um cidadão da Bielorrússia estão proibidas de entrar, sair ou sobrevoar o espaço aéreo canadiano".
03:12
Twitter para rotular temporariamente contas de meios de comunicação social estatais ucranianos e bielorrussos. O vice-presidente da Global Public Policy Sinéad McSweeney do Twitter anunciou a decisão de expandir as etiquetas de contas governamentais no Twitter a 16 de Março. O Twitter rotulou anteriormente todos os meios de comunicação social russos filiados no Estado.
02:44
Conselho de Segurança da ONU convoca reunião de emergência sobre a Ucrânia. Os EUA, Reino Unido, França, Albânia, Noruega e Irlanda solicitaram uma reunião de emergência do Conselho de Segurança a 17 de Março para abordar a crise humanitária na Ucrânia causada pela invasão russa em larga escala.
02:42
Canadá baniu hoje a Rússia das ondas de rádio canadianas. O regulador de telecomunicações canadiano anunciou a 16 de Março que iria retirar a RT e a RT France da sua lista de serviços de programação não canadianos. Anteriormente, a UE, o Reino Unido suspendeu a distribuição da RT.
02:22
Os EUA concedem "liberdade condicional humanitária" temporária aos ucranianos que atravessam a fronteira a partir do México. Como relatado pela Reuters a 16 de Março, os funcionários fronteiriços americanos estão a permitir que os ucranianos que fogem da guerra permaneçam nos EUA até 2023, embora numa base casuística.
01:54
Imagens de satélite revelam a palavra "crianças" pintadas fora do teatro Mariupol antes dos bombardeamentos. De acordo com imagens de satélite tiradas a 14 de Março pela companhia privada americana Maxar Technologies, "crianças" tinham sido escritas em russo fora do teatro onde centenas de civis se tinham refugiado. O teatro foi bombardeado por forças russas a 16 de Março.
01:41
Drones Switchblade incluídos no pacote de armas dos EUA no valor de 800 milhões de dólares. Michael McCaul, membro republicano da Câmara dos EUA, e chefe do Comité dos Negócios Estrangeiros, disse ao Politico que o pacote de ajuda virá com 100 zangões com canivete. Estes zangões utilizam uma munição de vadiagem para atacar alvos, chocando contra eles. Cada unidade custa 6.000 dólares.
00:48
O Presidente da Câmara de Melitopol externo foi trocado por 9 recrutas russos. Os soldados tinham 18-19 anos de idade, segundo Dasha Zarivna, porta-voz do chefe de gabinete presidencial. O Presidente da Câmara de Melitopol Ivan Fedorov foi raptado e mantido cativo pelas forças russas durante cinco dias.
00:36
Ucrânia v Federação Russa: ICJ ordena à Rússia que cesse a agressão militar na Ucrânia.
00:19
Os invasores russos invadem Sarny, Rivne Oblast. O governador de Rivne Oblast, Vitaliy Koval, disse que os russos visavam um objecto de infra-estrutura militar em Sarny, uma cidade localizada a cerca de 60 quilómetros da fronteira bielorrussa. Até à data, não foram relatadas quaisquer baixas em resultado do ataque.
00:10
As forças russas capturam paramédico ucraniano. A paramédica voluntária Yulia Payevska, conhecida como Tyra, foi capturada pelas forças russas juntamente com o seu motorista em Mariupol no dia 16 de Março, segundo outra voluntária Nataly Voronkova. Payevska "tem vindo a salvar a vida de civis há oito anos", escreveu Voronkova.
No comments:
Post a Comment