March 16, 2022

Ambiente - uma boa notícia





A elevada poluição nos oceanos é um grande problema no planeta. De acordo com investigações recentes, é provável que no ano 2050 encontremos mais plástico do que peixe nas águas dos mares, e por esta razão há muitas pessoas a trabalhar para encontrar soluções para este problema.



Actualmente a novidade é uma bactéria , desenvolvida por Jeanny Yao e Miranda Wang, que têm vindo a trabalhar neste projecto desde os seus anos de escola. Já têm patentes e obtiveram um financiamento de 400 mil dólares para começar a desenvolver o produto. Tudo isto com apenas 20 anos de idade.

Já ganharam 5 prémios graças a este projecto, tornaram-se populares por serem as mais novas a ganhar o prémio de ciência Perlman . Tudo graças às suas pequenas bactérias capazes de transformar o plástico em CO2 e água. A tecnologia é utilizada de duas maneiras: Para limpar as praias e também para produzir matérias primas para vestuário.

"É praticamente impossível fazer com que as pessoas deixem de usar plástico, precisamos de tecnologia para quebrar o material e tudo se tornar biodegradável", diz Miranda Wang.

O desenvolvimento desta tecnologia está dividido em duas partes: Primeiro, o plástico é dissolvido com as enzimas como catalisador, pelo que o plástico se torna em fracções altamente maleáveis. Estes componentes são colocados numa estação biodigestora, onde se comportam como se fossem restos de comida. O projecto decorre em apenas 24 horas, para passar do plástico à água, o que é realmente promissor.

No comments:

Post a Comment