February 26, 2022

O congelamento das contas pessoais de Putin, 'Lakrov' e amigos faz muito mais mossa do que ele quer fazer crer

 


Putin nunca sairá do poder de sua livre vontade. Depois de ter transformado o país numa cleptocracia, não pode dar-se a esse luxo. Acontecia-lhe exactamente o mesmo que aconteceu a José Eduardo dos Santos em Angola: perda de dinheiro, palácios, iates, quintas, dinheiro, os filhos condenados à prisão ou perseguidos, desapossados das suas fortunas, das suas empresas, dos seus bens, sem amigos no poder, sem países que os queiram acolher. Era o que aconteceria a Putin se largasse o poder para outro que não controlasse. E se isso acontecesse, tinha de sair do país e ir refugiar-se algures e viver do dinheiro que tem no estrangeiro. Ele, a família e os amigos todos que têm andado a fazer da Rússia uma sociedade governada por corruptos cleptocratas. Ora, se não tem acesso a bens fora da Rússia, nada lhe resta a não ser lutar pela sobrevivência política, custe o que custar, seja a quem for. Por conseguinte, quando ele diz que o congelamento dos bens fora do país não lhe interessa para nada, mente com todos os dentes que tem. Interessa-lhe e muito. Interessa-lhe tanto, a ele e aos amigos que têm passado estes anos, pacientemente, a comprar propriedade fora da Rússia e a esconder dinheiro fora.


7 comments:

  1. Isto só se resolve à mesa das conversações. Isto é muito sério! Ambos os blocos têm armas nucleares. Eu não quero uma guerra na Europa! Eu não quero apanhar com um míssil nuclear!

    ReplyDelete
  2. Putin não está na mesa das negociações nem quer estar. Ele quer estar na mesa do vencedor e o que não se resolver bem agora, vai ter que ser resolvido mais à frente e de maneira pior.

    Evidentemente que isto é sério, mas a tua lógica de dar a Putin tudo o que ele quer não resolve nada, só piora.

    ReplyDelete
  3. Se o homem é um doido, como dizem que ele é, então é melhor tentar aplacá-lo, não? Ele já disse que estava disponível para negociar...vamos negociar!

    ReplyDelete
  4. Quanto mais te submetes a um ditador mais ele avança. Isto é clássico.

    ReplyDelete
  5. Opá, o homem já disse que quer negociar. Vamos ver!

    ReplyDelete
  6. Não disse nada disso. Disse à Ucrânia para declarar rendição para depois poderem negociar. e anda a apelar aos militares ucranianos para se voltarem contra o presidente que ele depois negoceia. Ou seja, pôs a cabeça do presidente ucraniano a prémio.

    ReplyDelete
  7. Tás a ver, a nossa "discussão" está a ter muita audiência aqui no blog.
    PS - Eu sou amiga da Beatriz, OK?Às vezes discordo dela!

    ReplyDelete