Não percebo o que Putin diz mas gravou-se a falar com os militares da força nuclear como resposta às sanções de que é alvo. Por um lado é bom sinal: mostra que, ao contrário das suas bravatas, já não consegue esconder o dano que as sanções lhe [estão] vão fazer. E agora já não pode dar um passo atrás porque mostrou a sua verdadeira face. Por outro lado é mau sinal: está a sentir-se encurralado, o que é perigoso para um bully como ele é. Mas justamente por ser um bully é que tem de ser tratado desta maneira.
Putin fez uma má jogada com esta guerra. Certamente pensou que depois de anos de lutas e divisões no Ocidente, ia ser mais do mesmo como na Crimeia. Portanto, não contou com a rápida união de dezenas de países a boicotar a sua ofensiva e a ajudar a Ucrânia. Em segundo lugar, não estaria à espera da resistência dentro da Ucrânia, quer dizer, com uma força bélica muitíssimo superior e algum efeito de surpresa (há 4 dias andava a chamar histéricos aos americanos por dizerem que ele estava prestes a invadir a Ucrânia) esperava em 24 horas ter Kyiv nas mãos e capitalizar para dentro do país uma vitória total e fulminante. Vai levar muito mais tempo do que pensava, vai custar muitas vidas a ambos os lados e vai custar-lhe o seu futuro político. Já agora custa-lhe biliões e biliões por cada dia que passa.
Se o Ocidente mantiver a união e as sanções com firmeza e sem vacilar, mesmo que ele tome a cidade (ou quando a tomar) vai estar sem acesso a financiamento, com o mundo inteiro contra ele, com o seu próprio povo contra ele, a ver a vida a deteriorar-se por causa da loucura bélica dele, os bilionários a divorciarem-se dele para sobreviverem e terem alguma hipótese de poderem talvez reaver o dinheiro e vai ter um país enorme de 40 milhões de pessoas nas mãos a fazer-lhe guerrilha porque os ucranianos não se vão embora, nem se vão render. Vai ser um inferno. Arrisca-se a ser acusado de crimes de guerra porque tem andado a bombardear alvos civis. Andam equipas de filmagem no terreno a documentar tudo.
Portanto, o bom sinal é que deu um passo em falso muito grande e dificilmente sobrevive a isto; o mau sinal é que um tipo como ele, quando encurralado é muito perigoso. Se as coisas ficarem negras, resta-nos esperar que os militares russos tenham lucidez e o abandonem antes de fazer alguma loucura.
Esta reacção dele é a de um homem à beira do desespero a dar parte de fraco e a dizer que tem aquele trunfo na mão. Mas é claro que ele sabe que os outros também o têm e ele é um psicopata, mas não é burro. Está a provocar... mas a NATO não vai entrar numa guerra com a Rússia para lhe satisfazer a loucura.
Já tive tantos alunos assim tal qual... salvo as devidas distâncias.
Not great https://t.co/8MP0yCxzcp
— Molly Jong-Fast (@MollyJongFast) February 27, 2022
No comments:
Post a Comment