February 25, 2022

Até que enfim, alguém faz mais do que falar

 


A Estónia anunciou o envio de mísseis antitanque e munição antiaérea para a Ucrânia. De todos os países da OTAN, a pequena Estónia foi a 1ª a anunciar publicamente o envio de armas p/os ucranianos desde o início da invasão russa.

5 comments:

  1. É natural. Nunca gostaram dos Russos e têm lá muitos nazis. Por falar nisso, a Ucrânia, na 2a Guerra Mundial foi um dos países que mais contribuiu para as fileiras das SS. Isto é um facto histórico. Just saying.
    Agora, que estou a favor da guerra, claro que não! Ainda por cima com armas nucleares...mas que os ucranianos não são uns santos, ai isso não são!

    ReplyDelete
  2. Não percebo. Os ucranianos merecem ser invadidos? Quem é que é santo? Os russos são santos? Nós somos santos? Que país tem uma história sem mácula? Os russos soviéticos no tempo de Estaline deixaram morrer à fome 10 milhões de ucranianos. Também mereceram? Estás a engolir a história de Putin de estar a bombardear a Ucrânia por ter nazis?

    Os ucranianos não contribuíram mais que outros para as SS mas, e que tem isso a ver com o que se passa? Há neo-nazis em todo o lado. Na Rússia também. Isso justifica invadir um país? O Putin é o quê senão um ditador e um terrorista? Ou um terrorista é melhor se for russo?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tem que se ser mais frio nas análises sob pena de parecermos como os adeptos de um clube de futebol: aplaudo este clube porque sou deste clube.
      Ora veja o artigo do prof. Vital no blogue dele (causa nossa). Claro que ele condena a invasão. Mas termina com esta adenda:
      "A propósito de atual coro quase unâmine de condenação da invasão russa, noto que muitos dos críticos aplaudiram entusiasticamente, num passado não muito longínquo, agressões externas não menos ilegítimas e condenáveis, como a agressão da Nato à Sérvia, em 1999 (a pretexto de um suposto "genocídio" no Kosovo, que não passava de repressão do separatismo kosovar) e da invasão do Iraque pelos Estados Unidos, em 2003 (a pretexto de alegadas "armas de destruição maciça", que depois se provou não existirem). Duplicidade de critérios, portanto!"
      Eu sempre pensei que cercar a Rússia pela Nato (para que serve esta??) não daria bom resultado.

      Delete
  3. Já te disse que não defendo os Russos. Mas também não defendo os Americanos. São duas potências que querem do minar o mundo. Temos de resolver isto pela via diplomática. É a única solução.

    ReplyDelete
  4. Mas não vês que Putin não quer diplomacia? Já entrou pela Ucrânia e já disse que quer a rendição da Ucrânia? E agora já ameaçou a Finlândia? Para haver diálogo de paz são precisos, pelo menos, dois.

    ReplyDelete