February 17, 2022

As companhias que governam o mundo com corrupção


 

Ex-banqueiro Goldman: 'Subornos' tornaram possível o negócio do 1MDB

O antigo banqueiro do Goldman Sachs Tim Leissner, em tempos aclamado por conseguir para o banco negócios lucrativos na Malásia, disse a um tribunal que "subornos e mesadas" tornavam os negócios possíveis.

Leissner testemunhava no julgamento do seu antigo colega, Roger Ng.

Os promotores dizem que os dois homens ajudaram a desviar milhares de milhões do fundo soberano de riqueza 1MDB da Malásia para serem utilizados em subornos a políticos e outros.

O Sr. Ng, que está a ser julgado sobre o assunto, negou ter cometido um delito.

O Sr. Leissner, antigo chefe da unidade do Goldman no Sudeste Asiático, disse a um tribunal de Nova Iorque na quarta-feira que o Sr. Ng era um banqueiro chave para as transacções do 1MDB, nas quais o Goldman ajudou a angariar 6,5 mil milhões de dólares para o fundo através de uma série de transacções de obrigações.

Disse que ele e o Sr. Ng, antigo chefe do banco de investimento Goldman na Malásia, foram aclamados como "heróis" dentro do banco por terem ganho o negócio que trouxe à Goldman cerca de $600 milhões em comissões.

Mas os procuradores americanos dizem que o dinheiro no valor de 4,5 mil milhões de dólares foi desviado como suborno para políticos malaios e outros, que o gastaram em arte, jóias e propriedades.

"Os subornos e propinas tornaram as transacções possíveis", disse o Sr. Leissner a um tribunal de Nova Iorque na quarta-feira.


No comments:

Post a Comment