February 16, 2022

Acerca dos resultados do PISA

 


Escrevi isto em Dezembro de 2016. Parece-me que tinha razão. Não me consola nada, dado o calibre de malfeitorias do governo PS desde então.


----------------------------------------------------


Acerca dos resultados do PISA

por beatriz j a, em 06.12.16

 

Estamos todos satisfeitos com estes resultados como é evidente. No entanto, não partilho da euforia que para aí vai nem tenho a certeza, como outros parecem ter, das razões destes resultados se deverem a ministros que só fizeram asneiras. De modo que, gostava de ver uma interpretação dos resultados abrangente, contextualizada e inteligente e não apenas uma comparação entre anos e países descontextualizada e com dados brutos.


Não acredito na razão dos bons resultados se deverem a exigência de exames defendida pelos Cratinos porque sei o que isso fez e como isso se fez nas escolas, como não acredito nas razões deste ministro acerca de ter que ver com o programa do PS plasmar os princípios da OCDE para a educação. E não acredito porque sei, como milhares de nós sabemos o que se passou e passa dentro das escolas e como as coisas funcionam...


Gostava de saber, por exemplo:

1. se não acontece nestas descidas e subidas dos países, o que se passa com a economia: a ideia segundo a qual os alunos têm que progredir constantemente é uma ilusão idêntica à ilusão de se pensar que as economias crescem continuamente. Há curvas de progresso que têm picos a partir dos quais se desce. Os países do Norte da Europa e outros que começaram a alfabetização e a universalização do ensino antes de nós podem ter atingido um pico e estarem agora na curva descendente enquanto Portugal, tendo começado esse caminho muito mais tarde, levou mais tempo a apanhar os outros mas agora está na curva ascendente e eles na descendente. Não sei se isto que estou a dizer é verdade mas sei que é uma possibilidade e gostava de vê-la ponderada.


2. não sei se a melhoria das nossas condições de vida no pós-25 de Abril, só por si, não explica esta subida continua que temos tido até chegarmos a estes resultados. Neste caso, seria uma determinação das condições económicas alheia a exames ou outro planos que agora se dizem serem razões. Não sei se isto que estou a dizer é verdade mas sei que é uma possibilidade e gostava de vê-la ponderada.


3. não sei se não teríamos evoluído muito mais rapidamente sem as políticas destrutivas da Lurdes Rodrigues e do Crato. Estou convencida que sim apesar do Plano de Leitura e das escolas TEIP e de outras medidas. Portanto, talvez estes bons resultados não sejam bons, mas os menos maus. Mais uma vez, não sei se isto que estou a dizer é verdade mas sei que é uma possibilidade e gostava de vê-la ponderada.


O que quero dizer é que no universo da educação fala-se muito, nomeadamente ministros, ex-ministros e outros (presidentes disto e daquilo, directores, etc.): todos se congratulam e tanto têm discursos catastróficos (hoje o ministro acerca dos chumbos, sendo que não mexe um átomo do que tinha que ser mexido para fazer prevenção ao insucesso) como de delírio apoteótico mas ninguém olha profundamente as razões e as causas das coisas, de modo que acontece muitas vezes acertar-se e os resultados serem bons mas depois a seguir vem o oposto e fica tudo desconcertado por perceber que afinal o progresso não tinha ciência nem era certo.

Era só isso que gostava de ver modificado e enquanto não for, não consigo engolir estes delirium tremens nacionais.


(Reparei que o relatório refere que em Portugal não se permite autonomia aos professores, apesar de estar na Constituição, e que isso é referido como uma falha com consequências graves. Concordo)

PISA 2015: alunos portugueses ficaram pela primeira vez acima da média da OCDE

"Portugal é dos poucos países membros da OCDE onde se tem observado uma tendência de melhoria contínua nos resultados. A Finlândia, por exemplo, tem manifestado a tendência inversa ”, frisa investigador que coordenou a participação portuguesa na avaliação internacional.

Passos Coelho pede a ministro da Educação que reflicta sobre bons resultados dos alunos

No comments:

Post a Comment