O debate de Rio com o João do PCP foi pacífico. Têm públicos eleitorais tão diferentes que não chocam um com outro.
O debate de Rui Tavares com JCF é mais interessante. Gosto do discurso de Rui Tavares no que respeita a objectivos e princípios, mas falta-lhe o meio, quer dizer, o 'como' alcançar os objectivos que tem, que são ambiciosos.
Já JCF tem os 'comos', os meios, as estratégias mas não concordo com os princípios, não o ser-se liberal, mas entender o ser-se liberal como uma escravidão aos mercados e a transformação de toda a actividade laboral e social em negócio.
As ideias do JCF seriam a morte do país para além dos bairros endinheirados de meia dúzia de cidades.
ReplyDeleteEu prefiro pagar mais impostos e permitir que todos tenham acesso à Educação e à Saúde; ele está confortável com um.sistema em que quem tem dinheiro tem acesso aos serviços que pretende, enquanto os outros vendem tudo o que têm para tentar sobreviver a um cancro, por exemplo, e por vezes tal não chega, pelo que morrem porque não há um sistema que os proteja ou defenda.
JCF pode ir morrer longe e levar a sua ideologia com ele. Eu quero viver num mundo o mais solidário possível e não selvagem e competitivo até ao tutano. Nem a Coreia do Norte nem os EUA.
Estou completamente de acordo, excepto a parte de JCF ir morrer longe...
ReplyDelete