December 24, 2021

26 maneiras de viver mais ecologicamente para curar o planeta




26 maneiras de viver mais levemente no planeta starting now

O impacto humano no mundo é algo que todos podemos reduzir. Para assinalar o lançamento da nova iniciativa da National Geographic Planet Possible - um olhar sobre as ideias de sustentabilidade que começam com os mais importantes agentes de mudança: nós mesmos.


SUSTENTABILIDADE é um palavrão. Mas quando se trata de coisas que todos fazemos, se todos fizéssemos um pouco, isso somaria muito. O que consumimos na nossa própria casa pode ter um impacto directo nos maiores e mais vitais ecossistemas do mundo - e tudo o que é preciso para inverter a maré da perda devastadora de espécies e biodiversidade é tomarmos medidas.

Num planeta fatigado por uma pandemia global, esta pode não parecer a preocupação mais premente - mas de facto a saúde do nosso mundo e a emergência de doenças como a COVID-19 estão ligadas.

Cada um de nós tem o poder de fazer uma diferença positiva através das escolhas que fazemos todos os dias: aqui estão 26 maneiras de começar.


1. Comprar menos coisas
De todas as matérias-primas que retiramos da natureza e transformamos em produtos, aproximadamente dois terços acabam como resíduos. A saúde do planeta depende de obtermos de forma sustentável aquilo de que necessitamos e de o redireccionarmos depois. Utilizar os recursos com parcimónia e reciclar interminavelmente. "A nossa visão de uma economia circular é aquela em que o desperdício e a poluição são eliminados, onde os materiais e produtos são mantidos em uso, e onde a natureza é regenerada. Uma tal economia equilibraria as necessidades da sociedade com as do nosso planeta". ( Ellen MacArthur).

2. Coma mais plantas
"Criar e matar 80 mil milhões de animais por ano para a alimentação tem um enorme custo no planeta, principalmente devido à terra de que necessita para criar e cultivar a alimentação, quer seja soja, milho ou erva. É a principal causa da destruição do habitat, do consumo de água, da poluição, da desflorestação e da extinção da vida selvagem. Substitui os ecossistemas biodiversificados por monoculturas (soja, milho ou erva) e monoespécies (vacas, porcos ou galinhas)". 
(Andersen) Os produtos à base de plantas estão a conquistar os fãs da carne para quem o bem-estar pessoal e animal tem sido motivo de preocupação. Juntamente com o elevado custo ambiental da produção, isto faz da redução do consumo de carne e lacticínios uma das formas mais eficazes de reduzir a sua pegada - bem como de melhorar potencialmente a sua saúde.

3. Desligar a energia
As políticas de incentivo ao investimento na produção de energia com baixo teor de carbono e tecnologias emergentes viram as emissões de CO2 no sector energético do Reino Unido diminuir em 67% entre 2008 e 2019. Considere mudar para uma empresa de energia verde como a Green Energy, Octopus, Ecotricity ou a Bulb, que trata da mudança com o seu fornecedor anterior, reduz as suas contas mensais e ajuda-o a reduzir as suas emissões de CO2 numa média de 3,2 toneladas por ano. 

4. Piquenique sem plástico
Produzimos 300 milhões de toneladas de resíduos plásticos por ano: quase o peso de toda a população humana.  Apenas cerca de 9% dos resíduos plásticos são reciclados, acabando o resto em aterros, rios ou no mar. "Cada vez que o plástico atravessa o sistema, ele é reciclado e perde qualidade, até eventualmente não poder ser reciclado e ser queimado ou enterrado", diz o fundador da Ocean Generation, Jo Ruxton. "Infelizmente, não podemos reciclar a nossa saída para esta crise ambiental". Por isso, leve sempre consigo uma chávena de café reutilizável, uma garrafa de água, etc.

5. Limpe com verde

As prateleiras dos supermercados estão cheias de produtos de limpeza embalados em plástico cheios de químicos nocivos para a saúde dos seres humanos e do planeta. Trocar lixívia corrosiva por bicarbonato de sódio ou vinagre ou mudar para produtos de limpeza de uma empresa amiga do ambiente.  

6. Escrutinize investimentos
Pode estar agora a concentrar-se na redução da sua pegada de carbono, mas estará a contribuir inconscientemente para empresas pouco éticas e poluentes através dos investimentos que está a fazer para o seu futuro? O seu banco ou fornecedor de pensões pode estar a financiar qualquer coisa, desde combustíveis fósseis até à desflorestação. Descubra onde o seu dinheiro está a ser gasto, e incentive o investimento ético apoiando a campanha "Make My Money Matter".

7. Gerir microfibras
Não é apenas o mar de plástico que se vêem praias lavadas em todo o mundo que está a prejudicar o ambiente. Durante cada ciclo de lavagem doméstica, os materiais sintéticos derramam cerca de 700.000 microfibras: minúsculas partículas de plástico que deslizam através dos sistemas de filtragem actuais e para os nossos oceanos, onde são ingeridas por organismos aquáticos. Um estudo mostrou que 63% dos camarões do Mar do Norte continham fibras sintéticas. (Ver: Plásticos 101)

8.  Trate de si mais inteligentemente 
Todos nós gostamos de um produto de beleza ou de preparação, mas assim que soubermos o que funciona e o que gostamos, comprar uma recarga em vez de outro pote ou garrafa novinha em folha poderia poupar toneladas de resíduos. Procure marcas que estão a trabalhar para reduzir o número dos seus produtos que vão para o lixo ou que trabalham proactivamente em embalagens sustentáveis; 

9. Vá sem papel
Declarações sem papel do seu banco e actualizações de qualquer instituição de caridade que apoie são um bom primeiro passo. 

10. Reabasteça
Compre automóveis menos poluentes. Uma melhor utilização dos sistemas de transporte comunal é também fundamental para atingir emissões líquidas zero de gases com efeito de estufa até 2050.

11. Máscaras sustentáveis
Estima-se que 129 mil milhões de máscaras faciais e 65 mil milhões de luvas estão a ser utilizadas todos os meses, juntamente com uma montanha de invólucros protectores. O impacto será sentido durante muito tempo no futuro, à medida que os EPI descartados chegam aos nossos oceanos, mas a escolha de uma máscara facial lavável irá ajudar. Cada compra de 2 pacotes de máscaras faciais de algodão orgânico 100% GOTS, reutilizáveis e sustentáveis da organização de conservação marinha, 4Ocean, apoia a limpeza de um quilo de lixo de rios, mares e costas.

12. Ecologize o seu escritório
Agora que muitos de nós trabalhamos a partir de casa, a eco-eficiência do nosso escritório depende de nós.  Montar sistemas de arquivo digital em vez de encher as suas prateleiras com documentos. Recicle e reutilize papel e envelopes. Mude para baterias recarregáveis, lâmpadas LED, e invista numa faixa de energia inteligente que poupe energia. Lembre-se de aumentar a sua própria eficiência - e felicidade - com uma janela, luz natural e abundância de plantas, também.

13. Defenda a vida selvagem

A pandemia COVID-19 é um dos sinais mais claros que temos tido de que o nosso tratamento das criaturas que partilham o nosso planeta tem de mudar. As populações globais de mamíferos, aves, anfíbios, répteis e peixes têm sofrido um declínio médio de dois terços em menos de meio século. Com os nossos destinos entrelaçados, nunca houve um momento tão importante para defender os sem-voz. Crie e assine petições, escreva ao seu M.P., proteste alto e pacificamente, apoie a justiça nas campanhas pela natureza, siga os defensores da vida selvagem nas redes sociais, e encoraje as pessoas que conhece a fazer o mesmo.
[não temos MP...]

14. Comece jovem
Nunca se é demasiado novo para ser um eco-guerreiro. Estima-se que oito milhões de fraldas descartáveis embaladas em plástico são deitadas fora diariamente no Reino Unido, cada uma levando até 500 anos a decompor-se. Se houver um bebé em sua casa, é provável que haja uma alternativa sustentável a estas fraldas à venda, ou a seguir o seu caminho. Versões biodegradáveis estão agora disponíveis, Entretanto, a empresa Piccolo, neutra em carbono, produziu a primeira bolsa de alimentos para bebés orgânica totalmente reciclável da Europa, um gigantesco passo em frente para uma indústria que vende mais de 60 milhões de bolsas não recicláveis todos os anos.

15. Deixe o peixe no mar
"Tirar e matar 1,5 triliões de peixes do oceano para alimentar os humanos todos os anos é de longe a principal causa do colapso da biodiversidade que ocorre nos nossos oceanos, independentemente de a prática da pesca ser comercial, "sustentável", ou agrícola", diz o realizador do filme Seaspiracy and Cowspiracy, Kip Andersen. "O oceano simplesmente não pode prosperar com esta quantidade de pilhagem". Encha o seu peixe com alternativas de peixe vegetariano, ou mude para refeições à base de plantas.

16. Pratique plogging
Nascido das palavras suecas para runnig (jogga) e pick up (plocka upp), esta actividade é, como o nome sugere, uma combinação de uma corrida matinal e uma eco-actividade - nomeadamente, apanhar lixo. 

17. Tome duches mais curtos
Apesar de ser conhecido como o "Planeta Azul", menos de 1% da água na Terra é fresca e acessível. O duche de cinco minutos em média, por exemplo, utiliza 45 litros de água; simplesmente reduzindo para metade este tempo, ou evitando duplicá-lo, pode ter um impacto não só na água economizada, mas também no combustível utilizado para o aquecer.

18. Reduza a substituição da tecnologia
A nossa obsessão com a tecnologia pode estar a impulsionar a humanidade, mas o custo mais baixo da electrónica e uma cultura de descarte tornou o lixo electrónico no fluxo de resíduos que mais rapidamente cresce no mundo: em 2019, o mundo produziu 53,6 milhões de toneladas métricas de resíduos de equipamento eléctrico e electrónico (REEE). Um pouco mais de 17% foi formalmente reciclado, sendo o resto - contendo uma mistura de materiais perigosos e valiosos - encaminhado para aterro ou desmantelado, muitas vezes por trabalhadores em más condições. Faça parte da solução doando a sua tecnologia indesejada a instituições de caridade ou levando-a a uma Instalação de Recolha Designada gerida pela sua autoridade local.

19. Cultive um jardim verde
Cerca de 27 milhões de pessoas no Reino Unido são jardineiros activos, e os jardins do país cobrem uma área superior a um quinto do tamanho do País de Gales. Não importa o seu tamanho, pode usar o seu jardim para ajudar a auto-sustentar-se com a comida caseira. Também pode transformar o seu espaço exterior num abrigo para a vida selvagem, plantando flores nativas que atraem polinizadores, abandonando pesticidas e criando uma pilha de composto. 

20. Mude a maneira de viajar
As restrições às viagens Covid-19 podem ter levado a uma redução de quase 57% nas emissões de CO2 dos voos através da Europa em comparação com 2019, de acordo com o Eurocontrol, mas à medida que as companhias aéreas voltarem a fazer negócios como de costume, a aviação voltará a constituir um dos maiores dilemas éticos para os exploradores ambientalmente conscientes. Viaje de comboio, ferry ou bicicleta.

21. Compre a pensar no planeta
"Ao fazer compras, considere de onde veio a sua comida. Quanto mais longe viajou, mais energia foi utilizada para combustível, refrigeração e embalagem, aumentando provavelmente as emissões de combustíveis fósseis", diz Karen Edwards, autora de «Como Fazer Compras e Cozinhar com Consciência». "Compre alimentos produzidos localmente em mercados de agricultores ou vendedores mais pequenos, ou experimente cultivar as suas próprias frutas e vegetais em casa". A agricultura biológica sem químicos é mais amável para o ambiente, incluindo as abelhas. Corte em embalagens desnecessárias, troque a película aderente por embalagens de cera de abelha biodegradável".

22. Estar na moda
Mil milhões de peças de vestuário são produzidas globalmente todos os anos, enquanto se estima que se perdem anualmente 357 mil milhões de libras devido ao vestuário pouco usado e raramente reciclado: a cada segundo, o equivalente a um camião de lixo de têxteis é depositado em aterro ou queimado. Com base nas tendências actuais, até 2050, a indústria da moda utilizará até um quarto do orçamento mundial de carbono. Evitemos a "moda rápida" e optemos por artigos de qualidade, produzidos eticamente a partir de materiais de baixo impacto. Partilhe, repare, doe, venda e recicle o maior número possível de roupas velhas, e faça um ciclo ascendente das suas jóias velhas ou partidas através do Rejewel Collective, onde os fabricantes internacionais transformam as suas jóias em peças novas e brilhantes.

23. Reenriqueça a sua vida
A habitação humana, a criação de gado e a agricultura deixaram menos de 5% da Europa verdadeiramente selvagem. O European Nature Trust (TENT) supervisiona projectos de reconstrução no Reino Unido, Europa e Belize, replantando árvores nativas e restaurando a biodiversidade que se encontra em declínio drástico. Pode apoiá-los juntando-se a uma das suas viagens guiadas de conservação, que oferecem oportunidades de ver ursos castanhos, lobos e linces. "A longo prazo, uma paisagem em recuperação irá capturar mais carbono, evitar a erosão do solo e mitigar as inundações através da retenção de água", explica o fundador da TENT, Paul Lister.

24. Escolher projectos para a vida
O termo E-waste não cobre apenas os computadores portáteis e smartphones - muitos dos bens domésticos do mundo acabam também a definhar em aterros sanitários. "Apesar das nossas melhores intenções, somos prejudicados por uma tendência de aparelhos e electrodomésticos construídos para quebrar, o que está a contribuir para uma terrível quantidade de poluição plástica e desperdício eléctrico", diz o antigo engenheiro da Dyson e co-fundador da Lupe Technology, Pablo Montero. Quebrando a tendência, o aspirador energeticamente eficiente da empresa é feito de plástico reciclável durável e cada peça é reparável ou substituível. 

25. Marcar o Dia da Terra

Lançado em 1970, o Dia da Terra tem sido um acontecimento anual, unificando o mundo para tomar medidas contra as alterações climáticas e a destruição ambiental. 

26. Não desperdice
Hoje, produzimos e compramos 70 vezes mais do que nos anos 50, 99% dos quais se tornam resíduos nos primeiros 12 meses de compra. Lembrar os três Rs nunca foi tão importante: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Para o ambientalista Sir David Attenborough, a mensagem é simples e clara. "Parar o desperdício. Parar o desperdício de qualquer tipo. Pare de desperdiçar energia, pare de desperdiçar comida, pare de desperdiçar plástico e pare de desperdiçar tempo. Este é um mundo precioso, e cada um de nós pode usar as nossas acções e a nossa voz para salvar o nosso planeta. É importante que tentemos como se o nosso próprio futuro dependesse disso". 


No comments:

Post a Comment