November 14, 2021

"O mau gosto e a má moral andam muitas vezes de mãos dadas".

 


John Cleese retira-se do evento da União de Cambridge por causa dos 'wokes'

Comediante diz que está 'a colocar-se na lista negra' depois de outro orador ter sido banido por imitação de Hitler

John Cleese retirou-se de um evento na União de Cambridge, dizendo que ele próprio se punha "na lista negra" antes de "outra pessoa o fazer".

A decisão da estrela dos Monty Python e Fawlty Towers foi um protesto depois do crítico de arte Andrew Graham-Dixon ter sido banido da sociedade em debate por fazer uma imitação de Adolf Hitler.

Cleese devia ter-se dirigido aos estudantes na sexta-feira, mas retirou-se, dizendo que também se tinha feito passar por Hitler num sketch de Monty Python: "Estava ansioso por falar com estudantes de Cambridge esta sexta-feira, mas ouvi dizer que alguém de lá foi colocado na lista negra por fazer uma imitação de Hitler.

"Fiz o mesmo num programa de Monty Python, por isso estou a colocar-me na lista negra antes que alguém o faça". Peço desculpa a qualquer pessoa em Cambridge que estivesse à espera de falar comigo, mas talvez alguns de vós possam encontrar um local onde as regras woke não se apliquem".

De acordo com relatórios, Cleese estava de visita a Cambridge como parte de um documentário que está a fazer sobre a "cultura woke".

O presidente da União de Cambridge, Keir Bradwell, disse que era uma "enorme pena" que Cleese sentisse que já não podia participar no evento. "Estávamos realmente ansiosos por receber John aqui.

"Teria sido um evento realmente fantástico e os nossos membros estão realmente entusiasmados por ouvir falar dele - o documentário que ele está a fazer é extremamente actual. Ele é o tipo de orador que iria prosperar com o nosso público e na nossa sala".

A impressão e os comentários de Graham-Dixon Hitler vieram durante um debate na semana passada sobre a moção "Esta casa acredita que o bom gosto não existe". Numa declaração, o historiador de arte disse que não era sua intenção perturbar as pessoas, mas persuadir o público "de que o mau gosto e a má moral andam muitas vezes de mãos dadas".

Ele acrescentou: "Peço desculpa sinceramente a qualquer pessoa que tenha achado as minhas tácticas de debate e o uso da própria linguagem de Hitler perturbadoras; na reflexão, posso ver que algumas das palavras que usei, mesmo entre aspas, são intrinsecamente ofensivas".

Ele rejeitou a "implicação de que sou racista e anti-semita ... O discurso que proferi foi um ataque estridente ao racismo e ao antisemitismo de Hitler".

Numa carta publicada no Facebook, Bradwell disse que as observações feitas por Graham-Dixon durante o evento foram "irreflectidas e grotescas" e pediu desculpa pelo seu próprio fracasso em intervir. 


No comments:

Post a Comment