November 24, 2021

Como tornar a docência (mais) atrativa? (não subscrevo)




O facto de os professores não se moverem por dinheiro não significa que não se importem com os baixos salários, os congelamentos de carreira (ainda não me foram devolvidos os dois anos, nove meses e mais dias) e a perda de 30% de poder de compra.

Esta ideia dos professores como padres abnegados, cheios de amor e espírito missionário é a favorita dos governos incompetentes que só vêem a educação como um custo. As qualidades prioritárias num professor são, a competência e o profissionalismo. Como em outras profissões. E isso paga-se. Quando não se paga não há profissionais, como agora se vê. 


Como tornar a docência (mais) atrativa?

A generalidade dos professores do ensino público não se move por dinheiro. Move-se pelos princípios da missão e por um emprego estável e respeitável.

Luís M. Aires
--------
Não, não é com ordenados substancialmente elevados. Creio que a generalidade dos professores do ensino público não superior, entre os quais me conto, não se move por dinheiro. Move-se pelos princípios – a abnegação, a empatia e o amor ao saber – por trás da bela missão que abraçou, a de guardiões da civilização e do futuro. Move-se também por um emprego estável e respeitável.

No comments:

Post a Comment