October 05, 2021

Quem é que vai pescar cavalas com dinamite...?



Seria o mesmo que caçar ir coelhos com uma bomba atómica. E para quê??


O aquecimento global mata 14 por cento dos corais do mundo numa década

A perda de coral de 2009 a 2018 variou por região, variando de 5% na Ásia Oriental a 95% na região ------oriental tropical Pacific.

--------------

A pesca com dinamite e a poluição - mas principalmente o aquecimento global - dizimaram 14% dos recifes mundiais de coral de 2009 a 2018, deixando cemitérios de esqueletos branqueados onde outrora prosperaram ecossistemas vibrantes, de acordo com o maior levantamento de sempre sobre a saúde dos corais.

Os mais atingidos foram os corais na Ásia do Sul e no Pacífico, ao redor da Península Arábica, e ao largo da costa da Austrália, mais de 300 cientistas da Global Coral Reef Monitoring Network (Rede Global de Monitorização dos Recifes de Coral) relataram.

"As alterações climáticas são a maior ameaça para os recifes mundiais", disse o co-autor Paul Hardisty, CEO do Instituto Australiano de Ciências Marinhas, numa declaração.

Os oceanos absorvem mais de 90% do excesso de calor das emissões de gases com efeito de estufa, protegendo as superfícies terrestres mas gerando enormes e duradouras ondas de calor marinhas que estão a empurrar muitas espécies de corais para além dos seus limites de tolerância.

Um único evento denominado branqueamento em 1998, causado pelo aquecimento das águas, eliminou oito por cento de todos os corais.

A single so-called bleaching event in 1998 caused by warming waters wiped out eight percent of all corals Photo: Great Barriier Reef Marine Park /

Os recifes de coral cobrem apenas uma pequena fracção -- 0,2 por cento -- do fundo do oceano, mas são o lar de pelo menos um quarto de todos os animais e plantas marinhas.

Para além de ancorar ecossistemas marinhos, também fornecem proteínas, empregos e protecção contra tempestades e erosão costeira a centenas de milhões de pessoas em todo o mundo.


O valor dos bens e serviços dos recifes de coral é de cerca de 2,7 triliões de dólares por ano, incluindo 36 mil milhões de dólares em turismo, diz o relatório.

A perda de coral de 2009 a 2018 variou por região, variando entre 5% na Ásia Oriental e 95% no Pacífico tropical oriental.


In a 2C world, more than 99 percent of all corals would disappear, according to the IPCC Photo: AFP / Laurence CHU


"Desde 2009 perdemos mais coral em todo o mundo do que todos os corais vivos na Austrália", observou o director executivo do PNUA, Inger Anderson. "Podemos reverter as perdas, mas temos de agir agora".

O painel consultivo de ciência climática da ONU, o IPCC, projecta que o aquecimento global de 1,5 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais verá desaparecer 70 a 90 por cento de todos os corais. Num mundo de 2C, menos de um por cento dos corais globais sobreviveria. A temperatura média da superfície terrestre já aumentou em 1,1C acima desse valor de referência.

O relatório, intitulado "Status of Coral Reefs of the World: 2020", encontrou razões para um optimismo cauteloso.

"Alguns recifes demonstraram uma notável capacidade de ricochetear, o que oferece alguma esperança para a recuperação futura dos recifes degradados", disse Hardisty.

O "Triângulo de Coral" do Leste e Sudeste Asiático -- que contém quase 30% dos recifes de coral do mundo -- foi atingido com menos força pelo aquecimento das águas durante a última década, e em alguns casos mostrou recuperação.

Esta resiliência pode ser devida a espécies únicas na região, oferecendo potencialmente estratégias para impulsionar o crescimento dos corais noutros locais, disseram os autores.


No comments:

Post a Comment