October 25, 2021

Contribuir, cada um à sua maneira, para o diálogo e melhoramento das sociedades humanas





A Cátedra de Filosofia Moral, de White, na Universidade de Oxford foi criada em 1621 com uma doação do clérigo Thomas White. 400 anos depois, uma nova doação resultou na mudança de nome daquela que se acredita ser a mais antiga cátedra universitária em filosofia em todo o mundo.

Após uma doação de £2,8 milhões (aproximadamente $3,85 milhões) da Fundação Sekyra, a cátedra passará a ser conhecida como a "Cátedra de Filosofia Moral de Sekyra e White".

A fundação foi criada por Luděk Sekyra, um empresário e filantropo checo e tem como objectivo "apoiar os direitos humanos, o universalismo moral, os valores liberais e a sociedade civil".

Num comunicado de imprensa de Oxford, o Sr. Sekyra é citado como tendo dito:

Questiono-me frequentemente porque é que raramente nos perguntamos como viver uma boa vida, o que constitui o progresso moral, qual é a nossa responsabilidade para com as gerações futuras, porque é que a esfera pública não é também uma esfera de moralidade e como é que a continuidade da humanidade é afectada pela tecnologia e pelas alterações climáticas globais. Estes desafios, que foram, entre outros, o tema das minhas discussões com filósofos em Oxford, ajudam-nos a descobrir níveis mais profundos de realidade, a essência das vidas que levamos. Estou satisfeito por poder contribuir para este diálogo.

O actual Professor de Filosofia Moral de Sekyra e White é Jeff McMahan, que assumiu o cargo em 2014.

No comments:

Post a Comment