A bitola padrão dos EUA (distância entre os carris) é de 4 pés, 8,5 polegadas. Trata-se de um número muito estranho.
Porque é que foi utilizada esta medida?
Bem, porque foi assim que os construíram em Inglaterra e os engenheiros ingleses conceberam as primeiras ferrovias dos EUA.
Porque é que os ingleses as construíram dessa forma?
Porque as primeiras linhas ferroviárias foram construídas pelas mesmas pessoas que construíram os vagões eléctricos, e esse é o gabarito que utilizaram.
Porque é que "eles" utilizaram esse gabarito?
Porque as pessoas que construíram os eléctricos usaram os mesmos gabaritos e ferramentas que tinham usado para construir vagões, que tinham esse espaçamento entre as rodas.
Por que razão é que os vagões tinham aquele espaçamento de rodas em particular?
Bem, se tentassem utilizar qualquer outro espaçamento, as rodas dos vagões partiriam mais frequentemente em algumas das estradas antigas e de longa distância em Inglaterra porque aí é esse o espaçamento dos sulcos das estradas feitos pelas rodas dos vagões.
Então, quem construiu essas velhas estradas com esses sulcos?
A Roma Imperial construiu as primeiras estradas de longa distância na Europa (incluindo a Inglaterra) para as suas legiões. Essas estradas têm sido utilizadas desde então.
E quanto às depressões, aos sulcos, nas estradas?
As carruagens de guerra romanas formaram os sulcos iniciais, que todos os outros tinham de igualar para não correr o risco de destruir as suas rodas de carroça. Como as carruagens foram feitas para a Roma Imperial, eram todas iguais em matéria de espaçamento das rodas. Por conseguinte, a bitola padrão dos Estados Unidos de 4 pés e 8,5 polegadas deriva das especificações originais de uma carruagem de guerra Imperial Romana. As burocracias vivem para sempre.
Portanto, da próxima vez que lhe for entregue uma especificação/procedimento/processo e se perguntar 'Que rabo de cavalo é que inventou isto?', talvez tenha razão. As carruagens do exército imperial romano foram feitas apenas com largura suficiente para acomodar as extremidades traseiras de dois cavalos de guerra. (Dois traseiros de cavalo).
Ainda não acabou:
Quando se vê um vaivém espacial sentado na sua plataforma de lançamento, há dois grandes foguetes impulsionadores presos aos lados do tanque de combustível principal. Estes são foguetões de foguete sólidos, ou SRBs. Os SRBs são feitos por Thiokol na sua fábrica em Utah . Os engenheiros que conceberam os SRBs teriam preferido torná-los um pouco mais gordos, mas os SRBs tiveram de ser enviados por comboio da fábrica para o local de lançamento. A linha ferroviária da fábrica passa por um túnel nas montanhas e as SRBs tiveram de caber nesse túnel. O túnel é ligeiramente mais largo do que a via férrea, e a via férrea, como agora se sabe, é tão larga como dois traseiros de cavalos.
Assim, uma das principais características do vaivém espacial, do que é sem dúvida o sistema de transporte mais avançado do mundo, foi determinada há mais de dois mil anos pela largura do rabo de cavalos.
Pensava que um rabo de cavalo não tinha muito importância? Meu amigo, os antigos rabos de cavalo controlam quase tudo.
No comments:
Post a Comment