September 30, 2021

Às vezes começamos no mais complicado para acabar no mais simples

 


Isto disse-me hoje uma médica. Hoje, eram oito e meia da manhã e estava em Lx para uma consulta de uma médica que nunca tinha visto, de uma especialidade que nem sabia que existia, mas onde acabei por ir como último recurso para resolver um problema que já levava um ano e meio, ninguém descobria o que era, desconfiou-se de doenças complicas e raras, fiz muitos exames invasivos e difíceis e análises ao sangue bué esquisitas. Pois esta médica leu os papéis que levei, fez-me perguntas, examinou, tirou fotografias (djesus...) e depois explicou-me, com imagens, o que se passava e porquê. Depois passou-me uma receita e às dez e meia da manhã estava a entrar ao serviço na escola, despachada e sem ter faltado. Disse à mulher, "isto é um alívio porque eu já estava a ver-me com alguma doença rara incurável que depois se espalhava e me fazia úlceras nas córneas dos olhos e isto tem sido uma adição de devassa ao meu corpo com exames, furos, tubos e o diabo a nove, que não preciso... já levo três anos disso... e já tenho dificuldade em aguentar". Foi aí que ela me disse, 'Pois, mas às vezes começamos pelo mais complicado para acabar no mais simples'. 

Vou guardar esta frase, porque lembrei-me logo da parvoíce que fiz na escola, na terça passada, a interpretar um documento, justamente porque procurei a hipótese mais complicada e rebuscada, em vez de começar pela mais simples. Enfim, não foi nada de grave e um colega que estava comigo na sala de DTs fartou-se de rir comigo quando percebemos a minha parvoíce. Isto não é bem a «Navalha de Ockham», mas anda lá perto.

Portanto, tenho agora dois princípios de funcionamento a juntar aos antigos:

1. Confia no processo - este aplica-se às acções de resultado a médio e longo prazo.

2. Às vezes começamos pelo mais complicado para acabar no mais simples - este é um princípio de economia e prudência que se aplica à análise de casos complexos, compostos e lembra que é melhor começar pelas hipóteses mais simples ligadas aos componentes per si, antes de construir hipóteses complexas.


No comments:

Post a Comment