Alguns dos Otelos
(Otelo faz lembrar, na ambição de poder, Salazar. Também ele como o ditador, fez algo positivo pelo país, o 25 de Abril (o outro pôs o país com rumo) e também ele, em vez de ir-se embora depois desse feito, tal como o outro (que devia ter ido embora depois da guerra), quis perpetuar-se no poder e também com uma ditadura, embora Otelo lhe chamasse a democracia à sua maneira, mas era uma ditadura- dos militares e do proletariado, sendo ele o grande educador e disciplinador do povo, como ele próprio reivindica e como fez, irresponsavelmente, à frente do COPCON e depois com as FPs 25 (tal como o outro, também ambicioso, educador e disciplinador do povo). Ambição e poder. Otelo queria ser um Fidel de Castro.
É claro que no dia de hoje vão só ser elegias de grandes palavras elogiosas sobre o Capitão de Abril, o que ele foi, mas esquecendo o outro Otelo. Agora mesmo estou a ouvir na TV falar dele como o que nos livrou da ditadura e da censura. Censura... já a temos outra vez em semente. Já lá está.
E agora outro que fez uma biografia dele baseada em entrevistas ao próprio Otelo diz que Otelo nunca quis ser autoritário...? Era um puro, um ingénuo, um idealista, só queria bem de todos, nunca foi autoritário. Fez uns pequenos erros... total falta de objectividade. É só ler as palavras dele, ouvi-lo pois ele estava sempre na TV nesse ano do PREC (e antes disso) e ir pesquisar o seu trabalho à frente do COPCON. Que nunca teve inimigos...? Escolhem da história apenas os episódios que lhes interessam e esquecem os outros. Tal como fazem os defensores de Salazar.
Uma diz que não tinha ideologia!! O quê?? Não são pessoas da época, de certeza... é só ouvi-lo falar. Ele tem planos para o país e di-los a toda a hora e são planos de ditadura socialista de disciplina militar e educação do povo para essa ideologia.
Otelo sujeitou-se a eleições, é verdade, mas quando não foram a seu favor disse que o povo era imaturo politicamente e que de qualquer modo não há poder sem violência. Isto fazia parte do pensamento de Lenine.
Otelo é uma das grandes figuras portuguesas do século XX? Sim, disso não há dúvida.)
o fabricador de narrativas
É curioso como esta nação está cheia de gente ignorante. O PCP tinha no seu programa (não sei se já apagou) a adoção de uma ditadura do proletariado. Ou seja, iria substituir uma ditadura por outra. E gente como o RAP votava nesta gente perigosa.
ReplyDeleteNinguém lia o programa do PCP. Nem outras coisas liam. As pessoas não eram politicamente alfabetizadas. O governo de Salazar não favorecia isso. O PCP representava a luta contra a ditadura. Muitos estiveram presos. Cunhal esteve preso 11 anos. Viam nele (neles) uns libertadores. Depois eles tinham aquele discurso de , 'o povo agora é que manda', 'nunca mais haverá explorados por ricos' e outros slogans simplistas e demagogos que iam ao encontro dos desejos de toda a gente. E a guerra de África... isso pesou muito na aceitação da revolução. Era uma sangria de filhos sem fim à vista. 13 anos de guerra num país pequeno.
ReplyDeleteEsse RAP é um cómico... como todos os bons cómicos apreende o absurdo das coisas, pessoas e situações. Tem uma sensibilidade para isso, mas é só. Há muita gente que quer ser vista como 'do povo'... Mas como é uma celebridade do rectângulo e há pessoas que vivem a seguir celebridades...
Não me referia ao tempo imediatamente pós-25 de abril, uma época de grande confusão e supostas utopias.
ReplyDeleteEra muito pequeno na altura, mas lembro-me do terror que vivi porque nuita gente tentava vender aos meus pais o sistema comunista, que implicava que o Estado tomava conta de nós e que as crianças seriam retiradas aos pais para serem colocadas em escolas "ad hoc". E defendiam isto com vivacidade.
Falo das décadas de 80, 90 e por aí fora. E se é verdade que o Salazarismo é responsável por nuita coisa, a realidade é que vivemos numa sociedade iletrada, algo acéfala e sem espírito crítico, com tudo de errado que as generalizações têm.
Otelo foi importantíssimo no contexto do 25 de Abril, mas a partir do dia 26 foi um cancro. Deveria ter sido preso, mas o amigo Soares deu-lhe a mão. Otelo foi um terrorista em plena democracia.
Soares dava a mão a toda a gente. O que ele queria era ser popular.
ReplyDeleteOtelo embebedou-se com o poder.