"A mudança climática é sem dúvida o grande problema que a humanidade enfrenta, mas pouco temos feito para evitar esta catástrofe que se avizinha. Em The Perfect Moral Storm, Stephen Gardiner ilumina a nossa perigosa inacção ao considerar a crise ambiental sob uma luz totalmente nova, considerando-a como um fracasso ético. Gardiner esclarece a situação moral, identificando as tentações (ou "tempestades") que nos tornam vulneráveis a um certo tipo de corrupção.
Em primeiro lugar, as nações mais afluentes do mundo são tentadas a transmitir o custo das alterações climáticas aos cidadãos mais pobres e mais fracos do mundo.
Segundo, a geração actual é tentada a passar o problema para as gerações futuras.
Terceiro, o nosso fraco domínio da ciência, da justiça internacional e da relação humana com a natureza ajuda a facilitar a inacção.
Como resultado, estamos empenhados em enganarmo-nos a nós próprios quando as vidas das gerações futuras, os pobres do mundo e mesmo o tecido básico da vida no planeta estão em jogo. Deveríamos acordar para este profundo fracasso ético, conclui Gardiner, e exigir mais das nossas instituições, dos nossos líderes e de nós próprios".
No comments:
Post a Comment