Neste dia, em 1717, (17/7/1717) Händel estreou a sua 'Water Music' no rio Tamisa, em Londres. Daí chamar-se, «Música Aquática».
É preciso imaginar o rei Jorge I de Inglaterra com os seus convidados aristocratas a deslizarem lentamente pelo rio na sua barca real enquanto uma orquestra de 50 músicos toca numa barca próxima o concerto por ele encomendado. Tantas foram as pessoas que acorreram ao rio para ouvir o concerto que o rio estava pejado de barcas e balsas por todo o lado. Diz-se que o rei gostou tanto do concerto que pediu aos músicos já exaustos (tocaram das oito da noite até à meia-noite só com uma pausa) que o repetissem três vezes. O concerto costuma ser dividido em três suites e já sofreu várias modificações orquestrais desde a sua criação. Händel pensou-a para uma grande orquestra, própria para ser tocada ao ar livre.
Quem quiser saber das razões políticas da encomenda da obra vá a: wiki/Water_Music
Este 1º vídeo é como imagino que ela tivesse sido tocada originalmente. É um excerto, mas quem quiser ouvi-lo completo pode fazê-lo aqui, http://www.digitalconcerthall.com/con... - tem que desembolsar algum dinheiro, não é de borla.
O 2º tem o concerto completo numa versão de Riccardo Muti de que gosto muito.
O concerto é todo ele tão belo, tão alegre, tão elegante e tão bem-disposto, várias vezes exuberante e glorioso, que é difícil destacar uma peça das outras.
HANDEL WATER MUSIC
No comments:
Post a Comment