'Apolítico', referindo-se a pessoas, é uma palavra formada por engano.
Político refere-se aos assuntos da 'polis' (πόλις) a palavra grega que identifica a cidade. A cidade-Estado grega, mas também a sua forma de organização e de vida, as suas leis. O que corresponderia hoje a um região administrativa, pois incluía as terras circundantes, urbanas e rurais.
A palavra, 'política' tem origem em πολιτεία (politeía) e grosso modo refere-se às acções que dizem respeito à vida da cidade - à sua administração e governo; ou em πολιτική (politika), o plural neutro de πολιτικές (politikós), as coisas políticas; ou em πολιτικέ (politikè), junção de polis+ technè, a arte política.Segundo Aristóteles, o homem é um πολιτικον Ζον (zoon politikón), um animal político.
'A' é um prefixo (prefixos são morfemas que se colocam antes dos radicais, basicamente a fim de modificar-lhes o sentido. Os que ocorrem em palavras portuguesas têm origem em latim e no grego) que significa, 'privação', negação', ausência', como se vê em 'ateu', o que nega θεός (theos), Deus; 'anarquia', ausência de um princípio αρχή (arqué); 'amoral' o que é privado de moral, etc.
Ora, no sentido etimológico do termo política não existem pessoas 'apolíticas' neste medida em que, mesmo que a pessoa não faça parte da administração da 'polis', sofre os efeitos dessa administração, da mesma maneira que sofremos os efeitos do sol no planeta, quer queiramos, quer não e, do mesmo modo que sofremos os tipos de violência de que Dom Helder fala nesse recorte mais abaixo. Da mesma maneira que os russos sofreram a guerra napoleónica, mesmo não tendo opinião ou participação directa nela. E as suas acções na 'polis' têm uma significado e repercussão nessa mesma 'polis', tonando-as políticas.
Portanto, o que significa, ser 'apolítico', propriamente falando? Alguém que nega a política? Negar a política seria negar que é real a situação de pessoa estar inserida numa polis. Alguém ou algo estranho à política? A resposta é igual à anterior. Alguém que não se envolve em política? Está envolvido, quer queria, quer não - pode não ir ter com ela mas ela vai ter consigo.
Quem escapa à política e pode dizer que é apolítico? Quando alguém diz, 'sou apolítico, não quero saber de política nem de políticos', fala inconsequentemente, pois o facto de viver e agir numa polis, já faz da pessoa um animal político, de modo que a sua vida tem, quer queira ou não, uma dimensão política - pode é ser uma dimensão política positiva ou negativa, de desinteresse pelo seu papel politico. Mas que o tem, tem.
No comments:
Post a Comment