Talvez seja um estranho da Internet ou um profissional a quem paga. A questão é: 'porquê' escolhê-las?
Estes peritos ou sábios são uma parte essencial do ser humano, e também constituem uma parte fundamental da teoria moral de Aristóteles.
Aristóteles argumentou que uma vida plena e florescente ευδαιμονία (eudaimonia) é caracterizada pela virtude, guiada pelo que se chama φρόνησις (phronesis) ou "sabedoria prática".
A phronesis é a capacidade de encontrar o meio-termo em qualquer situação - saber o que é corajoso, ou amável, ou justo, quando não é imediatamente óbvio.
Como qualquer capacidade, não vem naturalmente. Requer experiência e esforço consciente. A pessoa que domina a phronesis é conhecida como, φρόνιμος (phronimos). Estes, os phronimos, são os «sábios» que já viram e viveram o suficiente do mundo para perceber as pessoas e as situações, saber como agir e dar bons conselhos por causa disso.
Assim como consultamos o médico para as doenças ou um engenheiro para as obras, recorremos aos phronimos para aprender com a sua sabedoria.
Esta sabedoria surge como um tipo de percepção. Assim como um artista pode ver uma pintura de maneira diferente da maioria das pessoas, os phronimos vêem as 'pessoas' de maneira diferente. A este tipo de percepção chama-se, 'nous'.
Por exemplo, um rapaz ingénuo mas bem intencionado pode pensar que a honestidade é sempre o melhor. Por isso, ele diz à sua amiga que ela parece tola com aquele vestido novo (como o príncipe Bolkonsky diz à sua filha Mária no romance de Tolstói). O phronimo, porém, tem o bom senso de ver que a sua amiga é tímida, pelo que decide, em vez disso, dizer uma mentira bondosa - "o vestido parece óptimo!" Ou, um novo professor pode punir um aluno por não fazer os seus trabalhos de casa, sem se aperceber da fragilidade desse aluno. O professor de phronimos é aquele que 'vê' correctamente a situação, e talvez ofereça uma palavra amável, ou ajude de outra forma que não reforce a fragilidade.
A phronesis vem com o enxerto duro da experiência e do auto-aperfeiçoamento consciente. Significa que se viu o suficiente dos mundo e das pessoas para saber a situação e a melhor maneira de agir.
Não é fácil de descrever, mas todos nós conhecemos a pessoa phronimos na nossa vida. O conselho de Aristóteles é que os invoquemos o mais possível.
No comments:
Post a Comment