June 26, 2021

Post para fanáticos de ópera

 


imagem da wiki

Adelina Patti, nascida em 1843, foi uma soprano de origem espanhola que fez a sua carreira na segunda metade do séc. XIX. Considerada uma das maiores sopranos de sempre, dela Verdi escreveu ser a maior cantora de sempre e uma artista estupenda. 

Oriunda de uma família de músicos espanhóis, era filha de um tenor e de uma soprano e fez de Inglaterra a sua base de carreira. Foi no Covent Garden que a sua carreira disparou, aos 18 anos, no papel de Amina em La sonnambula de Vincenzo Bellini, faz neste ano, 160 anos. 

Durante a década de 1860, Patti possuía uma voz doce e com fáceis notas altas de uma flexibilidade e pureza incrível, sendo características perfeitas para Zerlina, Lucia e Amina, mas como Verdi notou em 1878, as suas notas baixas ganharam beleza e força com a idade. 

«Os anos compreendidos entre 1859 e 1906, devem ser recordados como "O Reino de Patti", durante os quais, ela deu o seu nome, voz e lenda a uma era de música nunca antes ou depois igualada. Os discos de Patti foram feitos muito depois do seu auge, mas captam uma voz humana perfeita, clara, reveladora e surpreendentemente natural. Emocionante. Patti não estava ligada à Terra, como o resto de nós. A sua voz podia elevá-la aos céus». As gravações feitas em 1905 e 1906 são apenas lembranças ténues, deformadas e arranhadas (as gravações dessa época não conseguirem capturar a totalidade dos sons da voz) de uma gloriosa cantora, que passou o seu auge (nesta gravação de 1906, tem 63 anos) cantando com uma tecnologia ainda a dar os primeiros passos, agora com mais de um século de idade.»


10 comments:

  1. Por falar em Ópera, a minha filha disse-me que, quando tiver uma filha, lhe vão dar o nome de Violeta. Lembrei-me logo da La Traviatta 🤣
    Ou esse ou Beatriz...😊
    Se for rapaz, será Vicente!😊

    ReplyDelete
  2. Violeta é original e bonito, mas sim, lembra logo a Traviatta. Vicente não gosto muito.

    ReplyDelete
  3. Vicente...Vincenzo, sei lá! Olha, vou chamá-lo de Viki 🤣

    ReplyDelete
  4. Vincenzo dito à italiana gosto. Viki é mais para rapariga (não sei se ainda podemos dizer isto sem que a brigada da censura ataque)

    ReplyDelete
  5. Não! Dá para rapaz também. Não te lembras do Viki dos bonecos animados? 🤣

    ReplyDelete
  6. não...

    Gosto de nomes de rapaz começados por 'G'. Gosto muito do nome do meu filho que acabou por ficar como segundo nome porque a família do meu lado detestou a ideia e criticou muito o nome, mas os primos dele do outro lado, todos o tratam por Gil :) Também gosto de Gabriel.

    ReplyDelete
  7. Sempre achei que devem ser os pais a escolher os nomes dos filhos. Por isso é com eles!
    Não te lembras dos desenhos animados dum miúdo viking, louro, a quem chamavam Viki?! É do teu tempo! És mais nova do que eu!! Mas eu gosto de Vicente. Faz-me lembrar os Câmara Pereira🤣🤣 Fados, touros,etc....🤣🤣 Ó pá, antes isso que António, Francisco ou Joaquim, que são os nomes da moda para rapazes....🤣 Tenho de me rir com isto!

    ReplyDelete
  8. Não me lembro nada desses desenhos animados...

    Mas pelos visto ela está a escolher nomes influenciada pelo teu gosto. Nomes começados por V

    Francisco não é feio, o problema e que depois chamam-lhes chico que é horrível - não sabia que eram nomes na moda.

    ReplyDelete
  9. Eles gostam de nomes começados por V porque os deles também são...Vera e Vasco 😊 Se te deres ao trabalho de procurar os nomes mais populares para rapazes nos últimos dois anos, vais ver se não tenho razão?😊

    ReplyDelete
  10. Já não usam os Martins, Afonsos e Rodrigos?

    ReplyDelete