June 15, 2021

Confiar no processo

 


Isso é o que dizem os dois instrutores que aparecem no vídeo incluído na embalagem dos tubos de resistência que comprei para fazer fisioterapia aos braços e ombros. Dizem isso a respeito de, no início, não se notar logo resultados: confiem no processo. Com essa ideia na cabeça e motivada pela força de braços que agora tenho à conta dos tubos de resistência e dos pesos, resolvi fazer um regime alimentar com jejum, aproveitando o facto de no tempo quente não ter muita fome durante o dia e também por razões de habituação do corpo ao horário de aulas de há muitos anos - passar a hora do almoço nas aulas e chegar a casa já sem fome. Então, resolvi aproveitar a falta de apetite para fazer um regime de semi-jejum. Estou nisto há uma semana (a chatice das dietas é que ao fim de dois dias a fazê-las queremos logo ver menos três quilos 🙂), de modo que ainda não vejo propriamente grande resultados mas: confio no processo. Para já, não chego à hora de jantar cheia de fome e depois não consigo comer muita quantidade. Tomo um pequeno-almoço, nada alentejano: pouca coisa e sem gordura a não ser a do leite. Não como pão nem coisas com açúcar. Geralmente acordo muito cedo, o que pode ser às quatro da manhã ou então às seis ou sete se fui deitar-me muito tarde. Depois, se faço muito esforço durante a manhã, para não me baixar a tensão, como um cenoura crua ou um iogurte magro, lá pelas 11 horas ou meio-dia. Bebo bastante água. Às quatro e meia da tarde lancho. Um queijinho fresco e uma fruta ou algo do género. Portanto estou desde as 4 ou 6 da manhã sem comer praticamente nada até ao lanche. São muitas horas de jejum. Depois janto como deve ser mas como ando a comer pouco não tenho muita fome e como poucas quantidades. Hoje o jantar foram camarões cozidos -12 camarões. Acompanhei com um dedo de vinho branco porque a vida não pode ser só desgraças e temos que ter algum prazer. Comi os camarões sem acompanhamento. Agora estou na sobremesa que são uns cubos de melancia. Não sinto fome e até me tenho sentido mais bem disposta. É claro que queria já ter emagrecido 3 quilos 😏 mas estou a confiar no processo.

Vou ver se aguento este regime durante todo o Verão. Com algumas batotas... o dia das migas que é já daqui a uns dias 🙂, mais uns fins de semana que já temos combinado sair com amigos aqui e ali e que acabam sempre em jantar. Mas mesmo nessas batotas -excepto o dia das migas com carne de porco que vai ser para arrasar- porto-me bem. Como coisas com muitos legumes e pouca gordura. Sem sobremesa, a não que seja uma coisa de me encher mesmo o olho, porque lá está... ... a vida não podem ser só desgraças. Vamos ver. Sou uma optimista e confio no processo como dizem os instrutores - apesar da minha médica achar que sou uma pessimista, mas é porque massacro-a com perguntas e dúvidas.

Confiar no processo - esta agora é uma das minhas frases preferidas no que respeita às acções com efeitos no médio e/ou longo prazo. A educação também tem muito de, 'confiar no processo'. Mas isso fica para outro dia.





6 comments:

  1. Qualquer dia estás a vestir 34 de calças...
    🤣🤣
    Porquê esta premência em emagrecer? Não compreendo. Tu não és gorda...

    ReplyDelete
  2. Ahah. muito longe disso

    Engordei este ano. Excesso de peso = altos níveis de inflamação = cancro. Bem, não é assim causa e efeito como eu pus aqui mas ambos os factos estão relacionados e tendo em conta que já tenho um cancro... ... ontem caíram no meu email análises de sangue. A velocidade de sedimentação está alta, já fora do intervalo... se tivesse as PCRs altas já estava assustada

    ReplyDelete
  3. Eu é que precisava de seguir esse regime mas gosto muito de comer!
    Contudo, em relação ao confinamento, não engordei. Toda a roupa me serve e isso é porque, como estou em casa, não como doces! E, já reparei, que me desabituei deles! Quando estava a trabalhar, tinha sempre de comer um bolo a meio da manhã. O stress era tão grande que sentia que precisava de açúcar. Agora, não!
    Resultado: quando me reformar é que vou perder peso 🤣

    ReplyDelete
  4. ahahah isso acontece muito, as pessoas melhorarem muito de aspecto. Tenho visto isso em muitos colegas. Eu também gosto de comer, mas agora estou motivada nesta. Não forço nem passo fome porque tenho uma doença que me preocupa mais que o peso... ... hoje acordei às 4 e meia da manhã e desde então ainda não comi. Se tiver fome vou comer. Não estou para passar fome. Lá para as 4 da tarde vou lanchar.

    ReplyDelete
  5. Só tens de estar atenta à glicémia. Se não comes, podes ter uma queda da glicémia. Come só uma peça de fruta para quebrar o jejum....

    ReplyDelete
  6. A minha glicémia está 10 pontos acima do que devia... Se tiver fome ou sentir fraqueza vou comer qualquer coisa, senão espero pelo lanche.

    ReplyDelete