O engenheiro de sistemas, Joseph DiCastro criou uma visualização da Stanford Encyclopedia of Philosophy (SEP) através da qual os utilizadores podem pesquisar entradas e ver as ligações entre elas. Gera visualizações atractivas, mas é também uma ferramenta bem concebida, útil e abordável para navegar no SEP.
O "Visualizing SEP" fornece visualizações claras baseadas numa taxonomia filosófica que DiCastro adaptou da desenvolvida pelo Indiana University Philosophy Ontology Project (InPhO).
Digita-se um termo na caixa de pesquisa e o SEP lista sugestões. Clica-se num dos títulos das entradas, e uma simples visualização aparecerá com a sua entrada seleccionada no centro e as entradas relacionadas que a rodeiam. Faz lembrar o Pearls que era uma aplicação fantasticamente intuitiva e apelavativa que, infelizmente, desapareceu e foi substituída por uma outra desinteressante.
Um resumo da entrada SEP aparece num dos lados do ecrã, com um link para o artigo completo, bem como uma notação do "domínio primário" da entrada, (geralmente um subcampo filosófico). Do outro lado, encontra-se uma lista dos domínios primários das entradas relacionadas. Os domínios e as suas entradas correspondentes são também codificados por cores. Pode premir-se um botão e as entradas relacionadas aparecem como uma lista. Também pode ver-se as ligações de entrada, saída e bidireccionais entre a entrada seleccionada e outras, e passar o rato sobre esses indicadores para destacar as entradas ligadas correspondentes.
Vê-se assim, por exemplo:
também assim (depende de como se pesquisa):
No comments:
Post a Comment