Acabo de receber um email de uma editora inglesa que tem um desafio a decorrer, para autores que a casa vende, acerca de falar de um livro que tenha tido impacto nas suas vidas, por abrir ou expandir horizontes ou oferecer perspectivas diferentes. Aproveitei para falar aqui de um livro desses.
Não falo dos livros dos filósofos que são os que imediatamente cabem todos nessa categoria de abrir ou expandir horizontes e oferecer perspectivas diferentes e seria difícil escolher um. Falo de um livro de exploradores que fizeram uma viagem épica: Lewis e Clark.
Lewis e Clark foram contratados pelo governo americano para fazerem uma expedição em terra incognita. Os EUA tinham então apenas 17 anos de existência e ninguém conhecia os territórios que dele faziam parte. Segundo as indicações de Jefferson, os dois exploradores deveriam sair da costa Leste, em St. Louis e atravessar o território até à costa Oeste, do Pacífico. Deveriam mapear, descrever os territórios, os povos nativos, a fauna e a flora, as dificuldades dos terrenos e tudo o mais que entendessem pertinente. Saíram de St. Louis em 1804 e chegaram ao Pacífico um ano e meio depois.
Lewis e Clark mantiveram, cada um, um diário, (houve alturas em que estiveram separados) onde anotavam tudo o que viam, o que pensavam, os contactos que tinham com os índios, etc. Também desenhavam. O que nos acrescenta, no livro deles, é o seu olhar. São os primeiros americanos a ver as terras, as montanhas rochosas, as quedas de água, as planícies cheias de búfalos e assentam tudo tal qual como vêem, sem interpretações, de modo que os diários deles são uma viagem no tempo, ao início do século XIX e, a partir deles, podemos transpôr, sem necessidade de muita imaginação, muitos aspectos e características da mentalidade e estilo de vida de então para outras situações, terras e lugares dessa época.
Estes livros, que são diários de pessoas bem-educadas academicamente e inteligentes são raros e para mim têm um enorme valor. Podermos ter acesso, em primeira mão, ao olhar dessas pessoas ensina mais que do que centenas de livros de interpretação de acontecimentos e lugares. Este em particular mudou a minha maneira de pensar o Oeste americano e deu-me insights para perceber certas características dos americanos até aos dias de hoje.
o percurso que fizeram
costumes de uma tribo de índios
adoro livros de exploradores quando são bons
ReplyDelete