May 06, 2021

Juízes e políticos: queremos mais democracia e não menos

 


A república no seu pior - já é mau termos incompetentes nos cargos, mas o pior é termos competentes e sabotá-los, desaproveitá-los.

Era assim como termos o Van Gogh e pô-lo a pintar paredes, sei lá. Todos sabemos como os criminosos financeiros, de colarinho branco, como se diz, são uns canalhas sabidos, raposas matreiras que contratam especialistas do dinheiro e da lei para escaparem à justiça. Aqui há uns anos resolveu-se que para lidar com esse tipo de crimes e criminosos era necessário ter juizes especialistas, capazes de não se deixar enganar pelas suas manhas. Este juiz Carlos Alexandre especializou-se e, pela primeira vez neste país, começámos a ver grandes figurões acusados, responsabilizados e a ter que responder na justiça pelos seus crimes. Sócrates e o Garganta Funda, à cabeça deles todos. 

Como se isso não fosse já bom, acontece que este juiz não é subornável e não tem medo. Não cede a pressões e intimidações. Isto é ouro sobre azul. Então agora que ele está no ponto de ter os conhecimentos e a experiência querem andar para trás e entregar este tipo de casos a ingénuos, a não-especialistas impreparados para lidar com raposas matreiras e atirar o juiz especializado para um trabalho de pintar paredes?

Em que terra é que isto faz sentido? Em nenhuma. Só faz sentido quando percebemos que há quem o odeie e tenha muito poder e queira vê-lo afastado porque é um obstáculo para que as raposas assaltem o galinheiro. 

Alguém que venha explicar aos portugueses, sff, porque é que vamos deitar para o lixo, por assim dizer, o único juiz que enfia corruptos na cadeia e não tem medo deles nem dos seus protectores.

Estamos num momento grave da justiça portuguesa e o que queremos não é voltar atrás aos tempos em que não tínhamos defesa dos corruptos. Queremos ser mais democracia e não menos.







esta imagem não é minha

2 comments:

  1. Também afastaram a Joana Marques Vidal....pelo mesmo motivo.

    ReplyDelete
  2. Pois foi. Espero que ainda haja políticos e juízes capaz de fazer o que é preciso.

    ReplyDelete