May 17, 2021

Biden excomungado por defender as mulheres? A relação da igreja com as mulheres sempre foi de negação de ser



Os bispos norte-americanos, pelo menos alguns, queriam excomungar o presidente Joe Biden.

Pois é disso que se trata quando se pretende vedar o acesso à comunhão aos políticos que não se opõem a leis que defendem o aborto e a eutanásia. Pretendiam discutir essa questão e aprová-la na próxima reunião da Conferência Episcopal norte-americana, em junho. Puseram a questão à Congregação da Doutrina da Fé (CDF), a qual impôs ponderação e algumas exigências para essa tomada de decisão.

 ---------------------------------

Vale a pena ler esta muito breve incursão na história da igreja no que se refere ao tratamento das mulheres, realizada por Michael Hamar num artigo de opinião no New York Times.



Inventário de citações atribuídas a padres da igreja:


* Clemente de Alexandria: “Todas as mulheres deviam estar cheias de vergonha só de pensarem que são mulheres."  

* Tertuliano: "A mulher é um templo construído sobre um esgoto, a porta de entrada para o diabo". Mulher, tu és a porta do diabo". Desviou alguém que o diabo não se atreveria a atacar directamente. Foi por tua culpa que o Filho de Deus teve de morrer; deves ir sempre de luto e de trapos".

* Ambrósio": "Adão foi enganado por Eva, não Eva por Adão... é justo que aquele a quem aquela mulher induziu ao pecado assuma o papel de guia para que ele não volte a cair na instabilidade feminina".

* Agostinho: "A mulher era apenas a ajudante do homem, uma função que só a ela pertence". Ela não é a imagem de Deus mas, no que diz respeito ao homem, ele é, por si só, a imagem de Deus".

* Papa Gregório I: "A mulher é lenta na compreensão e a sua mente instável e ingénua torna-a, através de uma fraqueza natural, à necessidade de uma mão forte no seu marido. O seu 'uso' é duas dobras; sexo [carnal] e maternidade".

* Tomás de Aquino: "[Mulher] foi feita apenas para ajudar na procriação".

*John Wesley: "[Mulher]: contentar-se em ser insignificante. Que perda seria para Deus ou para o homem se nunca tivésseis nascido".

Não acredito que mesmo um idiota surdo como Al Mohler dissesse estas coisas em voz alta - mas essa atitude está implícita, embutida, em todo o pensamento e ensino cristão. É o que informa o horror baptista das pastoras, por exemplo e, a rápida dispensa de "comunhão" de qualquer igreja que não cumpra as regras.

Michael acrescenta, com pertinência:

Não posso deixar de me interrogar sobre o estado mental das mulheres dispostas a assumir um papel tão detestado. Têm de ser tão prejudicadas psicologicamente e cheias de auto-aversão, como os homossexuais retorcidos que habitam as fileiras do clero católico.

Esta observação vai directamente ao que considero ser o insuperável fracasso dos ensinamentos éticos cristãos: Eles contam com a degradação do crente.

Que homem ou mulher saudável acredita que viver é ser intrinsecamente culpado e inapto para viver? Mas sem esse ensinamento a salvação não é necessária e o cristianismo não tem nada a oferecer. Não admira que haja uma tal concentração de seres humanos doentes e deformados a liderar as igrejas.

E isso nunca poderá mudar. Todo o pensamento (ocidental) cristão se baseia no Pecado Original e, se o tirarmos, toda a coisa é raquítica e desmorona. Não vou viver o suficiente para o ver, mas daqui a 100 anos, ou 200 ou 500 anos, os homens vão olhar para trás e maravilhar-se com o facto de um ensinamento tão doente e perverso ter prevalecido durante tanto tempo.

No comments:

Post a Comment