March 25, 2021

Ter 15 anos VIII - a confiança nos adultos

 



Dentro da cabeça de um adolescente

Cédric Enjalbert 
philomag

Em vez de falarmos pelos jovens, demos-lhes a palavra: quais são os seus ideais, as suas preocupações, o que os motiva e o que os surpreende?



Confias nos adultos?

Nour, 17, Fontainebleau

"Acho os adultos muito tranquilizadores, mais do que a maioria das pessoas da minha idade. Quando tenho dúvidas ou pensamentos negativos, eles ajudam-me a dar um passo atrás. São capazes de se colocar no lugar da outra pessoa, enquanto os jovens por vezes tendem a ficar na sua própria experiência. No entanto, mesmo sabendo que querem o melhor para nós, nem sempre me sinto compreendido. Eles têm uma certa imagem do que é melhor para nós que não corresponde às nossas aspirações. Vejo isto com os meus pais, mas também com a sociedade. A partir do segundo ano, há pressão para escolher uma carreira e como ainda não sabemos o que queremos fazer, vamos para o que a sociedade nos diz ser o melhor. Estamos formatados desde muito cedo. E não sinto que possamos contar com adultos para tornar o mundo um lugar melhor. Sinto isto com maior acuidade no que respeita à ecologia. A crise climática vai estar connosco. Os estudos prevêem grandes mudanças em 2050 e não sabemos se seremos capazes de terminar as nossas vidas adequadamente. Sinto que o meu futuro está em questão e que não se importam. É preocupante ver aqueles que supostamente nos deveriam ajudar não levarem a sério os nossos receios e estou satisfeito por o Estado ter sido condenado pelos tribunais por ter feito promessas aos jovens que não cumpriu. É claro que existem contradições dentro da nossa geração. Algumas pessoas marcham pelo clima mas participam na sociedade capitalista e depois culpam o Estado pela sua falta de responsabilidade. Nem tudo é culpa dos adultos. Não é que não confiemos nos adultos, mas temos a impressão de que estamos a lidar com algo que não lhes diz respeito, que só nós seremos responsáveis por isso. Sentimos que estamos a carregar o nosso futuro à distância de um braço. Estamos, portanto, divididos entre um sentimento de invencibilidade e impotência. Invencibilidade, porque somos jovens, e pensamos que continuaremos jovens toda a nossa vida. Ainda não somos donos das nossas vidas e por isso, aliviados das responsabilidades dos adultos, sentimo-nos mais livres. Impotência, porque as nossas vozes não contam. Quando falamos, é-nos dito que somos demasiado jovens para dizer o que pensamos. E no entanto, os jovens têm muitas mensagens, por exemplo, sobre o lugar das mulheres, que merecem ser ouvidas. " 


No comments:

Post a Comment