March 25, 2021

Ter 15 anos VII - o sentido da vida

 



Dentro da cabeça de um adolescente

Cédric Enjalbert 
philomag

Em vez de falarmos pelos jovens, demos-lhes a palavra: quais são os seus ideais, as suas preocupações, o que os motiva e o que os surpreende?


O que o faz levantar de manhã?

Samuel, 15 anos de idade, Bois-le-Roi


"Antes de mais, é um constrangimento. Para sobreviver na sociedade, é preciso seguir as regras e ter um propósito. Para um estudante do ensino secundário, resume-se a ir à escola. Mais tarde, a trabalhar e a pagar impostos. Depois disso, as regras do jogo mudam, terá de escolher uma profissão. O que eu quero de mim próprio não corresponde necessariamente ao que os outros querem de mim. Pelo menos, posso ver isso como um estudante de liceu, onde as expectativas da sociedade divergem das minhas expectativas pessoais. Mas a orientação é um momento de escolha importante, para mim é a possibilidade de ir para um campo onde o peso do constrangimento será menos forte. Eu diria que há uma parte da vida em que dás aos outros - fazer matemática, ir trabalhar... - e outra parte que guardas para ti, durante a qual podes viver as tuas paixões. Essa distribuis como queres. Pode até não dá-la ninguém, se o quiseres. O que me faz levantar de manhã é a parte que dou aos outros e de momento está ligada ao constrangimento. Mas penso que é possível misturar estas duas partes para tentar fazer algo que nos agrade e que seja útil para a sociedade. O meu sonho seria trabalhar no cinema. De momento, faço filmes de animação, porque é possível fazer tudo sozinho a partir do zero. Gosto de criar histórias, de escrever cenários. O que me interessa nas minhas personagens é a sua psicologia, a possibilidade de construir uma impressão a partir das primeiras imagens. Então, é através da imaginação que cada um pode expressar a sua personalidade e distinguir-se dos outros. Para isso, estou pronto a trabalhar e a investir-me pessoalmente. O cinema seria uma forma de responder ao que os outros esperam de mim, ao mesmo tempo que tentava fazer recuar o constrangimento. "

No comments:

Post a Comment