March 25, 2021

Ter 15 anos VI - ética alimentar

 



Dentro da cabeça de um adolescente

Cédric Enjalbert 
philomag

Em vez de falarmos pelos jovens, demos-lhes a palavra: quais são os seus ideais, as suas preocupações, o que os motiva e o que os surpreende?


Devemos comer animais?

Éléa, 15 anos de idade, Briis-sous-Forges


"Não comi carne durante um ano. Comecei a perguntar por aí. Não queria comer mais por causa das condições deploráveis em que os animais são mortos. O que me pareceu louco foi que tudo isto se devia ao excesso de consumo: temos de produzir em quantidade e rapidamente. Preferi parar de modo a não contribuir para isso. Era o início de uma consciência política. O que foi decisivo foi quando o meu primo se tornou vegetariano e partilhou artigos sobre a criação de animais e os matadouros. Gostaria de ver os animais serem melhor tratados, como seres vivos que, como nós, têm sensibilidade, e não apenas como "brinquedos" ou comida banal. Ao mesmo tempo, pensei que comer carne sempre foi essencial para a sobrevivência do homem e fez-me concluir que isso estava na nossa natureza. Ao fim de uma ano sem carne o meu corpo estava muito fraco. Estou a comê-la novamente agora, mas penso que uma ou duas vezes por semana é definitivamente suficiente. E se eu pudesse, passava completamente sem ela. Agora sei de onde vem a carne que compramos e como o animal é tratado. Os meus pais compram carne a um pequeno produtor e temos visto as condições em que os animais são criados. Tento não consumir em demasia. Nos restaurantes, prefiro pedir um prato sem carne, porque não sei de onde vem, nem em que matadouro o animal foi morto. Existem matadouros em toda a Europa, mas as condições e a violência do abate variam. No colégio interno onde estou é oferecida muito mais comida vegetariana, o que é realmente bom. Tento discutir este tópico com a minha família e amigos para aumentar a consciencialização. Graças a mim, os meus pais comem muito menos carne. Tento explicar aos meus amigos o que sei, mas eles são livres de fazer as suas próprias escolhas. Entre as pessoas que conheço, da minha idade, algumas tornaram-se completamente vegetarianas ou são cuidadosas com o que comem. Portanto, apesar de estarmos em minoria, estamos lá fora. Sinto que existe um movimento, uma consciência. "


No comments:

Post a Comment