March 25, 2021

Ter 15 anos V - mentalidade




Dentro da cabeça de um adolescente

Cédric Enjalbert 
philomag

Em vez de falarmos pelos jovens, demos-lhes a palavra: quais são os seus ideais, as suas preocupações, o que os motiva e o que os surpreende?


Existem hábitos que os seus pais parecem considerar normais, mas que o chocam?

Eliot, 16, Paris

"Se estamos a falar de hábitos quotidianos, não há realmente coisas que me chocam sobre os meus pais. Os nossos pontos de desacordo são geralmente sobre questões sociais ou políticas. Gosto de ver televisão com eles à noite, especialmente o noticiário das 8 horas, para que possamos discuti-lo juntos ao jantar. Por vezes, também vejo notícias que acho interessantes no meu telefone e gosto de as discutir com a minha família. Percebo que temos posições muito diferentes sobre certas questões. Por exemplo, sobre os conflitos mundiais ou a nossa relação com a polícia. Tenho a impressão de que os nossos pais vivem com medo da polícia e do mundo exterior em geral quando se trata dos seus filhos. Com os meus amigos, ouvimos regularmente estas pequenas frases: "Tenha cuidado com a polícia nas manifestações", "Acima de tudo, seja educado se se encontrar com a polícia" ou o clássico "Tenha cuidado quando apanhar o metro à noite". Penso que estes avisos não estão em sintonia com o nosso tempo, nem com a nossa geração. Penso que não é normal ter medo destas coisas e, ao mesmo tempo, quero compreendê-las, porque é verdade que muitas manifestações estão a ficar fora de controlo nos dias de hoje... Mas em vez de se habituarem a avisar-nos, deveriam abrir a sua visão da sociedade e acima de tudo, confiar mais em nós. Caso contrário, no que diz respeito aos hábitos diários, há uma coisa que costumava incomodar-me e que consegui mudar em casa: comprar alimentos orgânicos ou ir ao talho e à mercearia em vez de ir ao supermercado. Costumava fazer comentários regulares aos meus pais sobre isto, e eles mudaram os seus hábitos alimentares. Acho que também o fizeram por sua própria vontade, claro, mas penso que foi em parte porque eu costumava falar muito com eles sobre isso. "

No comments:

Post a Comment