March 25, 2021

Ter 15 anos IV - sexualidade e relações




Dentro da cabeça de um adolescente

Cédric Enjalbert 
philomag

Em vez de falarmos pelos jovens, demos-lhes a palavra: quais são os seus ideais, as suas preocupações, o que os motiva e o que os surpreende?



Existem práticas sexuais ou amorosas que pensa serem normais, mas que chocariam os seus pais?

Vital, 16, Roma

"É uma tolice, mas aos 16 anos, a minha mãe fica chocada com as relações sexuais, especialmente da minha irmã. Diz-nos frequentemente, a propósito disso, que é demasiado cedo, que "o corpo se lembra". Não é necessariamente errado pensar assim, mas pode ser visto, hoje em dia, como uma forma de pensar ultrapassada. Tenho uma namorada há seis meses, o meu pai não se importa, mas a minha mãe diz-me frequentemente que sou demasiado jovem, que é agradável, sim, mas que me fará mais infeliz do que qualquer outra coisa. Se a minha irmã tivesse um namorado, seria muito mais delicado, eles são mais protectores dela. A minha mãe fala frequentemente com a minha irmã sobre a sua vida sexual, por exemplo, ela avisa-a, enquanto que comigo nunca fala sobre isso. No entanto, ela sabe muito bem o que se passa com a minha namorada, mas não fala comigo sobre isso, apenas me diz: "Não faças nada estúpido". Em relação ao casamento e divórcio também, algumas coisas podem chocar os meus pais. Eles pensam que o casamento perdeu o seu valor simbólico, que o PACS [Pacto Civil de Solidariedade- é uma forma de união civil na França] é uma aberração. Tenho um irmão que tem uma namorada há quatro anos, mas eles preferem desfrutar da vida antes de se casarem e terem filhos. Os meus pais não compreendem realmente tudo isso. Há trinta ou quarenta anos, as coisas oficializavam-se muito rapidamente e havia muito medo do divórcio. Estudo na escola secundária francesa, em Roma. Em Itália, os valores familiares estão ainda muito mais enraizados do que em França. Posso ver que os meus pais lamentam. Pessoalmente, não estou chocado com a mudança do padrão clássico da família, penso que faz parte da vida. Penso que sou uma pessoa muito individualista: tenho o meu próprio círculo de amigos, a minha própria namorada e isso é suficiente para mim. Sou um individualista para mim, mas também sou um individualista para outras pessoas. Desde que as pessoas sejam felizes, com uma união civil, solteiras, sem filhos, com um parceiro do mesmo sexo... Não me interessa nada! Se estás feliz contigo próprio, estou bem com isso e isso não me choca. Tenho muitos amigos cujos pais estão divorciados e está a correr muito bem. Se já não é possível viver juntos, porquê forçar a si próprio, por causa da convenção? No entanto, ainda há algumas coisas que me incomodam. Por exemplo, no que diz respeito a relações não exclusivas ou relações com vários parceiros, continuo a ser de uma escola muito antiga. Embora acredite que todos devem estar felizes e que devemos adaptar-nos aos tempos, acho isso completamente ilusório. Se quiseres andar por aí apaixonado, não tenho qualquer problema com isso. Mas um compromisso é algo necessário e importante para um casal. Se a minha namorada me pedir para ter uma relação aberta amanhã, não o poderei fazer. Tenho amigos que já o experimentaram antes e não resultou, acabaram sempre infelizes. Na minha opinião, se nos amamos, é uma fusão e ambas as pessoas seguem o mesmo caminho. Se por vezes não correr bem, podem tomar caminhos paralelos e tomar algum tempo para si próprios, mas não pode virar a cabeça. Têm sempre de seguir o mesmo curso que o parceiro, caso contrário não vale nada. Mais uma vez, isto é sobre mim, não sobre os outros, que não me importam. Se eles são felizes assim, por mim tudo bem, mas não acredito realmente nisso. "

No comments:

Post a Comment